Novo Centro de Inovação em Guimarães reforça eficiência dos serviços ambientais  

Centro de Inovação Vitrus Ambiente (CIVA) foi inaugurado, este sábado, e pretende ser um espaço para promover a sustentabilidade, a inovação ambiental e a rentabilização dos próprios serviços da empresa municipal. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, que sublinhou que a nova infraestrutura é um “exemplo concreto de como a administração local e as suas empresas municipais podem liderar processos de inovação ambiental ao serviço da comunidade”.


A Casa de Dardos será o berço do CIVA e nasce com a missão de implementar projetos de inovação ambiental, envolver a comunidade e criar respostas mais eficientes, sustentáveis e tecnológicas nos domínios em que a empresa municipal atua. O presidente da autarquia vimaranense, Domingos Bragança, vinca que “esta inauguração reforça a aposta do município em soluções sustentáveis, inteligentes e integradas, fundamentais para projetar Guimarães como território europeu de referência na área ambiental”.

O espaço passa a acolher também os serviços de Mobilidade, Fiscalização Ambiental e o projeto Guarda-Rio. Com ações de educação ambiental, laboratórios abertos à comunidade e novos modelos de gestão, o centro assume-se como uma plataforma de experimentação e de impacto direto nos serviços públicos, e representa um “investimento estratégico na modernização dos serviços públicos urbanos, através da inovação e da valorização dos recursos internos da empresa”, conclui o presidente do Conselho de Administração da Vitrus Ambiente, Sérgio Castro Rocha,

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Musicodependência
NO AR Musicodependência A seguir: Terminal B às 16:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv