Médicos do Hospital de Braga operam em férias e folgas e faturam milhares de euros

No Hospital de Braga, um médico conseguiu acumular cerca de 15 mil euros adicionais ao salário ao realizar ao longo de um feriado, de um fim de semana e dois dias de folga, um conjunto de cirurgias feitas ao abrigo do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC).

De acordo com a informação avançada pela SIC Notícias, há registo de outros profissionais que ganharam milhares de euros em março. Aponta ainda que médicos da ULS bracarense marcaram férias e depois ofereceram-se para realizar cirurgias nesses dias.

Documentos consultados pela SIC, referentes, por exemplo, ao ano de 2022, levantam suspeitas “de que o sistema possa estar a ser utilizado para fins financeiros, em vez de cumprir a missão de redução das listas de espera”. A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) terá sido alertada em 2021, o que levou a iniciar uma investigação, tendo confirmado a existência de irregularidades no serviço de cirurgia geral.

A publicação cita que a IGAS notificou o Hospital de Braga “há poucas semanas”, para “apurar os montantes pagos, uma vez que a Inspeção entende existir responsabilidade financeira”. Adianta ainda que caso o Tribunal de Contas entenda que houve responsabilidade financeira, os médicos poderão ser obrigados a devolver os montantes recebidos.

Questionado pela SIC sobre os factos reportados, o Hospital de Braga escusou-se a comentar o caso, mas confirmou ter dado início a “diligências internas para verificar a conformidade dos procedimentos.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv