JPP defende Ensino Superior gratuito e “residências para todos os estudantes”

Abolição da propina, mais equidade na atribuição de bolsas e mais residências universitárias. Estas são algumas das ideias defendidas por João Horta, cabeça de lista do Partido Juntos Pelo Povo (JPP), pelo Círculo Eleitoral de Braga.

“Eu gostaria que houvesse residências universitárias para todos os estudantes, até por causa da inflação das habitações. Podem ser ocupados edifícios públicos”, apontou o docente, de 60 anos. O JPP defende também “o ensino gratuito” em todos os níveis de ensino. “É um passo importante para criar postos de trabalho nos setores onde fazem muita falta, nomeadamente na saúde, na educação e outras áreas”, justificou.

O programa eleitoral do JPP apresenta ainda um projeto-piloto, denominado ‘Escolas do Futuro’, que consiste na “criação de laboratórios no ensino secundário”, que estejam “bem equipados”, para “os alunos terem acesso a outros conteúdos”. A ideia, acrescenta João Horta, teria que ser financiada pelo Estado, mas as escolas teriam também a responsabilidade de procurar financiamento.

 Juntos Pelo Povo quer implementar “passe gratuito até aos 25 anos”

Na mobilidade, o partido luta pela “modernização da linha do Minho e possíveis ramais que liguem Braga à periferia, como Vila Verde, Amares, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho”. João Horta lamenta as poucas “alternativas de transportes públicos”, que fazem as pessoas depender do automóvel para as deslocações. Nesse sentido, o candidato sugere ainda a criação “de um passe gratuito até aos 25 anos”.

O programa ‘Jovem Empreendedor Braga’ tem como objetivo estabelecer “parcerias entre jovens com ideias e empresas que pudessem apoiá-las”, no sentido de criar “novos produtos e fixar o talento”. O Juntos pelo Povo propõe-se ainda a “atrair as startups para o interior do distrito”, através, por exemplo, “isenção de alguns impostos, e taxas”.

O JPP ganhou votos de 2022 para 2024 no distrito de Braga. O ano passado somou 590 votos, o número mais próximo da votação máxima do partido, que foi obtido em 2015, 637 votos. A 18 de maio, João Horta acredita que o JPP pode aumentar a votação, tal como tem acontecido na Madeira. “As pessoas cada vez mais acreditam no Juntos Pelo Povo, porque está perto das pessoas, tenta ouvir os problemas delas e tenta resolvê-los”, denotou. 

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Music Hal às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv