Human Power Hub celebra cinco anos com expansão para a CIM Cávado 

O Human Power Hub (HPH) – Centro de Inovação Social de Braga celebrou, esta sexta-feira, o quinto aniversário com uma sessão comemorativa.


O objetivo a médio prazo – nos próximos três anos – passa por alargar o raio de ação aos restantes concelhos da Comunidade Intermunicipal do Cávado (Barcelos, Esposende, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro) e ter mais financiamento para a transformação social.

À margem da sessão comemorativa dos cinco anos, o administrador executivo da BragaHabit, Carlos Videira, perspetivou os próximos três anos. “Começar a definir metodologias para perceber a diferença que a nossa atividade está a fazer no território: quantos problemas estamos a resolver, quantos postos de trabalho estamos a criar, quantos produtos estamos a vender com impacto social, sem esquecer a dimensão internacional.”

“Vamos continuar a capacitar as pessoas e a ajudá-las a recorrer, ou a outro tipo de financiamentos, ou a gerar valor na sociedade através da venda de produtos ou serviços”, apontou ainda Carlos Videira.

No mesmo evento, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou a relevância daquele centro como um agente de mudança na sociedade. “O Human Power Hub tem tentado criar estímulos para que novos projetos possam ter os recursos necessários para irem ao encontro das populações que podem servir e com os resultados que são conhecidos. É um percurso que nos deixa muito orgulhosos, muito satisfeitos pelo resultado, pelo impacto, pela capacidade de estabelecimento de parcerias e de mobilização que, ao longo destes anos, tem tido múltiplos reflexos com outras instituições e, sobretudo, com os nossos empreendedores.”

O HPH tem um financiamento total de 580 mil euros para os próximos anos. 80% do valor é assegurado pelo Programa de Inovação Social, mas vai contar ainda com o apoio da Fundação “la Caixa” e do Município de Braga

que, em conjunto, contribuem com 240 mil euros. Nos próximos três anos, esse valor vai ser canalizado para premiar organizações sociais e associações promotoras.

Uma das principais novidades é a expansão do âmbito territorial das atividades do HPH, que deixarão de estar limitadas a entidades sediadas no concelho de Braga e passarão a abranger toda a Comunidade Intermunicipal do Cávado, ampliando assim o impacto das suas iniciativas.

Human Power Hub em números 

Em cinco anos, este centro de inovação social promoveu 18 programas de aceleração, apoiou 136 projetos, capacitou mais de 250 pessoas em cerca de 650 horas de formação e disponibilizou 225 horas de consultoria especializada. No total, conseguiu canalizar 715 mil euros para projetos de inovação social.

Partilhe esta notícia
Ariana Azevedo
Ariana Azevedo

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv