Já começou a Capital da Cultura do Eixo Atlântico Viana do Castelo 2025

Está oficialmente aberta a capital da cultura do Eixo Atlântico 2025 Viana do Castelo. A capital do alto minho apresenta um conjunto alargado de propostas culturais que reforçam os laços entre Norte de Portugal e a Galiza.

O espetáculo de abertura aconteceu na noite desta segunda-feira numa cerimónia que contou ainda com as intervenções de responsáveis políticos e culturais. Os grupos locais tomaram conta do espetáculo com a participação de Daniel Pereira Cristo e do galego Xabier Díaz.

Luís Nobre, atual presidente do Eixo Atlântico, que é também o autarca de Viana do Castelo, antecipa o cumprimento deste título de “uma forma exemplar, única, mobilizadora, agregadora e também inspiradora para as próximas edições”, vendo em Viana do Castelo “uma referência no que é a cultura, a sua identidade e o cuidar diário dessa identidade e dessa sua história”.

O programa de Viana Capital da Cultura do Eixo Atlântico apresenta mais de 70 sugestões até ao final deste ano. O autarca convoca toda a comunidade do Alto Minho através de eventos que “continuem a aproximar [o norte e a Galiza]”.

“O compromisso é de continuarmos a cuidar não só este ano, mas também no futuro, construindo conscientes que é através da cultura que melhor nos vamos entender, transmitir o que é esta euroregião, o que ela representa”, acrescentou.

Também esta segunda-feira foi inaugurada a exposição “História do Eixo Atlântico”, no Passeio das Mordomas da Romaria. A mostra estaca os marcos mais importantes nos 33 anos de história da entidade, é composta por 21 painéis e permite aos visitantes fazer um passeio visual e educativo pela evolução do Eixo Atlântico.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv