Casa das Artes de Famalicão recebe a ópera ’18 months’

Esta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de fevereiro, pelas 21h30, o grande auditório da Casa das Artes de Famalicão recebe a ópera ’18 months’, pelo compositor Dimitris Andrikopoulos e é uma criação do Quarteto Contratempus em coprodução com a Casa das Artes e o Centro Cultural de Belém (CCB).
Segundo o resumo do espetáculo, trata-se de uma ópera “que explora a jornada angustiante de refugiados que escapam da sua terra natal devastada pela guerra à procura de segurança, e explora a luta desesperada dos refugiados no mar, intervenções divinas que questionam a natureza do sofrimento e o desafio que é encontrar aceitação numa nova terra”.
À medida que os refugiados enfrentam os seus traumas do passado e lutam por um futuro de esperança, ‘18 Months’ examina a resiliência do espírito humano e a interação complexa entre a esperança, a empatia e as duras realidades conferidas por estarem fora do seu país de origem.
A ópera baseia-se em histórias da vida real que o libretista Fadi Skeiker recolheu de refugiados afegãos, sírios e ucranianos que vivem em Portugal.
