“Bosque para o Mundo” foi o primeiro espetáculo com língua gestual no Theatro Gil Vicente

O Theatro Gil Vicente já está a cumprir o objetovo depois da entrada na Rede de Teatros com Programação Acessível e levou a cena, esta quarta-feira, a peça “Bosque para o Mundo”, o 1.º espetáculo da temporada 2025 com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
A iniciativa, segundo revela a casa de espetáculos da cidade barcelense, insere-se no Serviço Educativo do TGV, direcionado aos alunos do 3.º ciclo de ensino.
A adesão à rede aconteceu em julho de 2024 com o Theatro Gil Vicente a apresentar-se como o oitavo equipamento a integrar a RTPA, cuja principal missão é prestar um serviço público que salvaguarde os interesses dos cidadãos, nomeadamente o direito constitucional reconhecido de acesso à educação e cultura.
A Rede de Teatros com Programação Acessível conta também com a presença do Theatro Circo, em Braga, e pretende apresentar uma oferta regular de espetáculos com audiodescrição e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, melhorando as condições de acesso à programação das pessoas com deficiência visual e para o público Surdo, e ainda para os seus familiares e amigos.
