Pedidos de apoio de ação social na Cruz Vermelha de Braga duplicaram

Número de pedidos de apoio ao pagamento de rendas, alimentação ou medicação passou de 198, em 2023, para 415, este ano.

O número de pedidos de apoio de ação social mais do que duplicou na Cruz Vermelha de Braga, no espaço de um ano. Assinala-se hoje o dia internacional para a erradicação da pobreza e, na área de atuação da delegação bracarense, o número de pedidos de apoio ao pagamento de rendas, alimentação ou medicação passou de 198, em 2023, para 415, este ano.

Segundo dados avançados à RUM, até ao mês de setembro deste ano, foram efetuados 385 atendimentos de apoio social pelo nosso Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e o Cartão Social Dá conta já com dez famílias beneficiárias.

A nível nacional, a Cruz Vermelha Portuguesa denota um aumento geral de 73% nos pedidos de apoio social. O apoio a pessoas em situação de sem-abrigo aumentou em 80%, entre 2022 e 2023, passando de 389 para 1.986.

No âmbito do apoio alimentar, a CVP integrou mais de 60.000 pessoas, apoiadas por 92 Estruturas Locais distribuídas pelo país.

“A erradicação da pobreza é um desafio urgente que exige ação coletiva e compromisso. O aumento no número de pessoas em situação de sem-abrigo apoiadas pela Cruz Vermelha Portuguesa reflete não apenas a gravidade desta realidade, mas também a nossa determinação em enfrentá-la. Só através de um esforço conjunto conseguiremos quebrar o ciclo da pobreza e construir um futuro mais justo para todos”, afirma António Saraiva, presidente Nacional da CVP.

“Em Portugal, ainda existem situações em que não há garantia de acesso regular a uma alimentação suficiente”

Em 2023, a Cruz Vermelha implementou diferentes tipos de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade através do Programa Mais Feliz, resultando num aumento de 23% nos casos apoiados e de 53% no valor disponibilizado, comparativamente a 2022. Uma parte significativa desses pedidos resultou em apoio económico para a aquisição de bens essenciais, como alimentação, renda, água, eletricidade e gás.

No âmbito do apoio alimentar, a CVP integrou mais de 60.000 pessoas, apoiadas por 92 Estruturas Locais distribuídas pelo país. Através de parcerias na área alimentar, foram distribuídos géneros, vouchers e cartões alimentares, reforçando a atribuição do Cartão Dá CVP, que aumentou em 59% o número de pessoas abrangidas, totalizando 8.314 beneficiários.

De acordo com dados recolhidos pela instituição, 74% dos titulares do Cartão são mulheres, sendo 56% delas entre os 30 e 50 anos. Além disso, 35% dos titulares são famílias monoparentais e 34% são casais com filhos, com uma média de três filhos por agregado familiar. Atualmente, 44% estão desempregados e 27% têm emprego por conta de outrem.

Legumes frescos, mercearia diversa e carne são os produtos mais adquiridos pelas famílias que, sem este apoio, não conseguiriam atender às suas necessidades básicas, valorizando a possibilidade de escolha que lhes confere autonomia e dignidade através deste Cartão. “Em Portugal, ainda existem situações em que não há garantia de acesso regular a uma alimentação suficiente, adequada e culturalmente aceitável, resultante não apenas de condições económicas insuficientes, mas também de uma iliteracia alimentar”, denota a CVP, em comunicado.

Um em cada cinco portugueses está em risco de pobreza ou exclusão social

Um em cada cinco portugueses está em risco de pobreza ou exclusão social. Os números constam no Relatório Pobreza e Exclusão Social 2024 e são divulgados pela EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza.

Os dados demonstram um aumento de mais 20 mil pessoas em risco de pobreza ou exclusão social. 

 No total, uma em cada cinco pessoas estão a passar por este tipo de situações – mais de 2 milhões de pessoas. Dentro da pobreza, podemos ainda falar sobre pobreza monetária – pessoas que vivem com menos de 591€ por mês. Há, em Portugal, mais 85 mil pessoas, num total de 1 781 000. São quase uma em cada cinco pessoas, sendo a maioria mulheres (54%).

O relatório espelha várias dimensões da pobreza sendo, uma das mais latentes as questões da habitação. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv