Luís Soares promete “caminho alternativo” para o PS no distrito de Braga

Luís Soares, candidato da lista A à Federação à Distrital de Braga do Partido Socialista afirma que é “preciso construir um caminho alternativo ao que foi feito nos últimos dois anos”, criticando a liderança de Frederico Castro, que está de saída do cargo. O vimaranense sustenta que os resultados do PS no distrito “foram maus” com um presidente que tinha também a responsabilidade de ser presidente de uma câmara municipal. Para este socialista, que foi na anterior legislatura deputado na Assembleia da República, apresenta-se como um candidato com a disponibilidade “necessária” para assumir a presidência da Federação Distrital numa fase mais exigente de preparação das eleições autárquicas de 2025.


“Compromisso com o distrito” é o lema da campanha levada a cabo pelo vimaranense.

Em declarações à RUM, Luís Soares avisa que a sua candidatura “recusa a ideia de que o Partido Socialista é um partido que está na mão de um punhado de generais, uma candidatura que se carateriza por tratar de forma igual o militante da secção mais pequena, como o militante da secção maior”.

No distrito de Braga, atualmente, a maioria dos concelhos está sob a liderança do PSD. Luís Soares defende uma mudança deste paradigma. Sobre a escolha de todos os candidatos, sustenta que é preciso “apostar naqueles que têm melhores condições para ganhar” e promete um trabalho “articulado com os dirigentes locais do PS, mas que tem que ter em conta as orientações que a estrutura nacional definir”. 

Sobre o concelho de Braga, reconhece que “tem de haver uma mudança” na gestão autárquica “que possa responder às necessidades dos habitantes” e “para que Braga possa ser uma referência a nível nacional como foi no passado durante a governação do Partido Socialista”.

Vincando que em Terras de Bouro, Celorico de Basto e Esposende, o PS não tem órgãos eleitos, Luís Soares aponta baterias para a mobilização de dirigentes nestes territórios assim que possível, processo essencial para prosseguir com o desenvolvimento de candidaturas às autárquicas nestes três concelhos e respetivas freguesias.

Aproximadamente nove mil militantes do Partido Socialista (PS) no distrito de Braga são chamados às urnas, este sábado, para escolher o novo líder da Federação Distrital. Na corrida estão duas candidaturas, a da Lista A, encabeçada por Luís Soares, e a da Lista B, encabeçada por Victor Hugo Salgado. Um deles sucederá a Frederico Castro, que está fora da corrida mas que apoia o candidato da lista B.

Para Luís Soares é possível que “o distrito de Braga seja novamente um farol do Partido Socialista”.


O candidato da Lista B é Victor Hugo Salgado, autarca de Vizela.

Nas diferentes sedes concelhias do Partido Socialista afetas ao distrito de Braga, os horários de votação podem variar. Certo é que às 21h00 deste sábado, todas as urnas serão encerradas. O sucessor de Frederico Castro deverá ser revelado ainda antes da meia-noite.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Terra Pura
NO AR Terra Pura A seguir: Mil às 18:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv