Ministro reconhece “fragilidades do país” na requalificação de escolas 

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, reconhece “muitas fragilidades em Portugal” no que diz respeito à necessidade de requalificar as escolas. “Tivemos uma enorme construção de escolas públicas nos anos 80 que, naturalmente, agora estão a precisar de ser reabilitadas. Por isso, esse trabalho tem que prosseguir. Há um comprometimento grande do Governo, do ponto de vista do financiamento, seja recorrendo a empréstimos do Banco Europeu de Investimento, seja recorrendo a fundos do Orçamento de Estado, porque o investimento na educação é o investimento mais importante que existe”, denotou o governante na passagem por Vila Nova de Famalicão, onde inaugurou, ontem, a EB 2/3 de Ribeirão. 

Fernando Alexandre apontou o Município de Famalicão “como um dos melhores exemplos do país” por colocar “a qualificação da sua população” no cento da “estratégia de desenvolvimento do concelho”.


A obra de ampliação e requalificação na escola de Ribeirão, levada a cabo pela autarquia, resultou de um investimento superior a oito milhões de euros – comparticipado em cerca de 4,3 milhões de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Regional Norte 2020/Portugal 2020. Estas intervenções beneficiam os cerca de 750 alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, que fazem parte desta escola.

“Estas instalações vieram trazer mais qualidade ao nosso ensino e mais conforto”, notou a diretora do Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Elsa Carneiro. Só com estas instalações “é que podemos desenvolver aquilo que nos é exigido na escola atual”. Atualmente, a Escola Básica de Ribeirão tem um edifício multiusos, composto por zona do polivalente, sala de estudo, biblioteca, refeitório, bar e cozinha, renovado, um novo edifício com salas de aula, laboratórios, sala de professores, reprografia, zonas de circulação, um auditório para 140 pessoas, um recreio coberto e um auditório ao ar livre, e ainda uma área destinada aos professores, direção e serviços administrativos modernizada. O município vai agora avançar para a terceira fase da obra e iniciar a requalificação do pavilhão gimnodesportivo e da entrada da instituição de ensino.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, destacou o investimento de mais de 47 milhões de euros realizado pelo município de forma a garantir a crescente qualidade da educação no concelho, neste novo ano letivo. Deste montante global, 23 milhões serão canalizados para várias intervenções de modernização do parque escolar concelhio.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv