Braga recebe curso mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora

Braga acolhe, até quarta-feira, cerca de duas dezenas de dirigentes associativos da diáspora que vão participar no Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora. No programa constam diversos painéis de debate e visitas a vários pontos turísticos da cidade.
A iniciativa promovida pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas arrancou, esta segunda-feira, com a abertura oficial, que decorreu no Salão Nobre do Município e contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Moura, e do director geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Embaixador Luís Almeida Ferraz.
Entre os objetivos do Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora estão a ligação dos portugueses residentes no estrangeiro a Portugal; a divulgação da cultura portuguesa; a criação de intercâmbios com associações sediadas em território nacional; a capacitação do movimento associativo ao nível da organização e gestão associativa; e as dinâmicas de grupo, candidaturas e execução de projectos.
Foi com “satisfação” que o autarca bracarense deu as boas-vindas aos participantes. “Braga é hoje uma cidade que representa o Portugal moderno, inovador, de futuro, com qualidade de vida e infra-estruturas de excelência nas mais diversas áreas e a que vale a pena voltar”, declara.
O edil fez questão de frisar que, ao longo dos últimos anos, a cidade “tem procurado abrir as suas portas e internacionalizar-se, mantendo parcerias e relações com as mais diversas entidades representativas da diáspora por todo o mundo”. Neste âmbito, o autarca demonstrou a vontade do município em desenvolver diálogos com os dirigentes associativos presentes.
Por sua vez, José Cesário agradeceu o acolhimento em Braga, destacando a importância da iniciativa na “criação de redes entre as diversas comunidades e no aprofundamento de conhecimentos”.
