Barcelos espera alcançar 1 milhão de passageiros no transporte público até ao final do ano

O município de Barcelos apresentou, esta sexta-feira, a estratégia de mobilidade, que assenta em três eixos fundamentais: “transportes públicos; modos de mobilidade suave e amigos do ambiente; e estacionamento público”.

Segundo o presidente do município, Mário Constantino, “o aumento da oferta de linhas e autocarros e a diminuição do preço dos passes” levou a “um aumento exponencial de passageiros”. Com uma frota de 68 viaturas e 69 motoristas só este ano, de janeiro a julho, já foram validadas 866.000 mil viagens, sendo a previsão de um milhão até ao final de 2024.

Segundo dados fornecidos por Batista da Costa, CEO da Sextante Motriz, “Barcelos tem predisposição para o uso de bicicleta, no desporto e lazer, pois 57% dos barcelenses têm uma bicicleta em casa”. Nesse sentido, foi apresentado o projeto Tubabike – sistema de partilha de bicicletas, que a partir deste sábado colocará à disposição 200 bicicletas em 40 pontos de partilha, oferecendo uso gratuito até ao final do mês e depois passes que vão dos 5 euros mensais aos 30 euros anuais.

Louis Salamay, diretor-geral adjunto da TRANSDEV Portugal, diz que Barcelos “vai ser referência internacional”, que, como cidade de média dimensão, terá um sistema “equiparado a Barcelona, Estrasburgo e Berlim”. O sistema permite que “no centro da cidade, 80% da população esteja, no máximo, a 4 minutos de distância de uma estação de bicicletas”.

Para incentivar o uso deste meio de transporte, a autarquia vai implementar um plano de informação e promoção do uso de bicicletas. Sobre a construção das ciclovias urbanas de Barcelos, o presidente da Câmara Municipal explicou que houve necessidade de suprimir alguns troços, porque o projeto foi lançado a concurso pelo executivo anterior sem assegurar alternativas de estacionamento em locais muito sensíveis da cidade, casos da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, Avenida João Duarte e Rua da Olivença.

“Perante esse problema, tomamos a decisão política de suprimir os troços da ciclovia naquelas duas Avenidas, e no que respeita à Rua de Olivença optou-se, em alguns pontos, por troços partilhados em que as bicicletas coabitam com os automóveis”. “Quando muito se fala de alterações climáticas, descarbonização, poupança energética e qualidade de vida, não podemos ficar para trás e não vamos ficar para trás” assegurou o autarca.

Segundo Mário Constantino, “Barcelos é e continuará a ser a cidade do país com mais oferta de estacionamento público gratuito”. Quanto ao novo Regulamento Geral de Estacionamento e Parqueamento do Concelho, o autarca detalhou que este que contempla 1600 lugares: mil de curta duração e os restantes 600 de média duração, constituindo a regulação do estacionamento pago. Para Constantino, este é “um contributo para uma maior rotatividade nos lugares disponíveis, favorecendo o acesso ao comércio, restauração e serviços, beneficiando não só consumidores, mas também os moradores, estes últimos que, pelas novas regras, têm períodos de estacionamento gratuito”. 

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Liliana Oliveira
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