É da UMinho primeiro membro de uma instituição fora dos EUA a ser nomeado para a SEEF 

É da Universidade do Minho o primeiro membro de uma instituição fora dos Estados Unidos da América a ser nomeado para a SEEF – Strategic Educators Enhancement Fellowship. Trata-se de uma iniciativa do National Board of Medical Examiners, que visa moldar o futuro da educação médica.

Ao longo dos próximos dois anos, Nuno Osório, da Escola de Medicina da UMinho, irá beneficiar da proximidade com professores altamente qualificados para desenvolver investigação de ponta e métodos de ensino inovadores, a título de exemplo, centrados em inteligência artificial.

A ideia passa por “explorar o potencial desta tecnologia, nomeadamente realidade virtual e aumentada, nas suas diferentes aplicações e validar a sua eficácia e contribuição para um melhor ensino”, sem descurar as questões éticas.

O docente acredita que a IA pode ser uma ferramenta importante, no sentido de ajudar a diminuir os níveis de insucesso e abandono escolar, através de um maior envolvimento e motivação dos alunos com conteúdos personalizados e respostas praticamente imediatas a determinadas questões. Todos os resultados serão partilhados com profissionais de diferentes instituições e em revistas de renome internacional.

Nuno Osório confessa estar “muito entusiasmado” por se juntar a esta comunidade inovadora que partilha a paixão pela educação médica. “Ser fellow da SEEF permite uma progressão científica e pedagógica, mas também competências melhoradas pela colaboração com profissionais de várias origens”, refere. “Ter sido escolhido testemunha o excelente trabalho que está a ser feito na Escola de Medicina da UMinho e é um orgulho representar a minha instituição e o país neste palco internacional”, realça.

O NBME selecionou para esta edição oito professores dentre muitos candidatos altamente qualificados. Os outros sete eleitos são de prestigiadas escolas médicas de universidades norte-americanas: Duke, Eastern Virginia, Kentucky, Texas Tech, Kaiser Permanente, Vermont e Virginia Commonwealth. Estes docentes vão colaborar em projetos com a mentoria de profissionais de renome, como Jennifer Kogan e Larry Gruppen, respetivamente das universidades da Pensilvânia e de Michigan, tendo ainda o apoio dos cientistas e recursos do NBME.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv