Shopyard da Braga 25 está à procura de cinco propostas artísticas

A Braga 25 está à procura de cinco propostas artísticas para serem desenvolvidas pelo projeto ´Shopyard`. O trabalho desdobra-se num conjunto de iniciativas que incidem sobre dois eixos programáticos, reflexão e criação, que irão dinamizar, debater e reimaginar futuros possíveis para estes centros comerciais, ou seja, utilizar a cultura como um meio para dinamizar estes espaços que, na cidade dos arcebispos, nasceram por volta dos anos 80 e 90, e ocupam espaços centrais e emblemáticos.


Até ao final do mês de outubro, podem candidatar-se artistas e criativos, a título individual ou coletivo, naturais ou residentes no concelho de Braga, e que trabalhem as áreas das artes plásticas, arquitetura e design. Esta convocatória tem uma dotação total de 10 mil euros, sendo atribuído um apoio no valor de 2 mil euros por projeto. Nesse valor estão incluídos os honorários, a produção e todas as despesas necessárias para a execução do projeto.

De acordo com Daniel Duarte Pereira, um dos curadores do Shopyard trabalhado pelo coletivo Space Transcribers, a ideia desta convocatória passa por colocar os selecionados a interagir com lojistas e a produzirem peças de forma crítica.

Seguem-se cinco residências espalhadas ao longo de 2025. “Esperamos que os artistas tenham um momento aberto ao público. Pode passar por uma breve conversa, exposição ou performance. O projeto vai culminar numa exposição que irá funcionar em rede e em vários centros comerciais de primeira geração em novembro de 2025.

Além disso, os Space Transcribers pretendem lançar a discussão sobre estes espaços que ocupam zonas nobres da cidade, mas estão cada vez mais vazios.

“Vamos ter um conjunto de assembleias em que vamos chamar responsáveis relacionados com estes equipamentos e exemplo que consideramos interessantes na Europa para vir a Braga”, e assim discutir o futuro destes centros comerciais num âmbito local e europeu.

Outra das atividades previstas passa por uma summer school com estudantes de arquitetura, sempre promovendo a proximidade com os lojistas e proprietários destes espaços. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Musicodependência
NO AR Musicodependência A seguir: Terra Pura às 16:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv