UMinho está “muito comprometida com a integração dos estudantes”

O reitor da Universidade do Minho garante aos novos alunos que a instituição tudo fará para corresponder às expectativas dos mais de 2900 estudantes que escolheram a academia minhota para a sua formação superior.
Em entrevista à RUM, Rui Vieira de Castro enaltece a “adequação [da UMinho] àquilo que são, desde logo, as aspirações dos estudantes que querem ingressar no ensino superior”. “Este resultado deixa-nos, obviamente, muito satisfeitos, porque, desde logo, também reconhece a qualidade da oferta educativa que a Universidade do Minho proporciona”, acrescentou.
O responsável máximo da instituição minhota “agradece a confiança que por estes estudantes é depositada na Universidade do Minho, que tudo fará para corresponder às expectativas”. “A inovação pedagógica, seja no desenho dos cursos, seja no seu desenvolvimento, é hoje uma preocupação fundamental para a Universidade do Minho e, nessa medida, julgamos estar em condições de responder às maiores exigências que sobre nós naturalmente serão colocadas pelos estudantes”, referiu ainda.
O reitor garante também que a UMinho está “muito comprometida com a integração dos estudantes e a transição para um mundo novo, com regras distintas daquelas a que os estudantes estão habituados”.
Rui Vieira de Castro salienta que a instituição que lidera tem “um corpo de estudantes que é cada vez mais distinto, seja nas suas origens, práticas ou orientações” e, por isso, tem “uma preocupação muito grande com a inclusão de todos”. “Queremos que a UMinho seja uma universidade inclusiva, capaz de criar condições para que todos se sintam bem dentro da instituição”, apontou. O reitor fala ainda de uma academia que “assume os valores humanistas, ponto a dignidade da pessoa humana na primeira linha das suas preocupações”.
Acolhimento aos novos alunos conta com cerca de 300 ‘Embaixadores UMinho”
Também a presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Margarida Isaías, dá as boas-vindas aos novos alunos. O acolhimento aos novos membros da família UMinho já está planeado, sendo, para a líder estudantil, “um momento muito especial”.
“Temos muitos estudantes atuais que querem fazer parte deste acolhimento e querem ajudar a acolher os novos estudantes, como eles próprios foram acolhidos”, apontou. Os cerca de 300 embaixadores UMinho vão partilhar com os novos alunos algumas informações ao nível da oferta formativa, curricular, cultural e diferentes grupos da Universidade, desde os núcleos de estudantes aos grupos culturais ou desportivos. Além disso, os estudantes vão poder conhecer as cidades de Braga e Guimarães.
Da Receção ao Caloiro ainda nada pode ser divulgado. Margarida Isaías confirma apenas que o evento se volta a realizar no Multiusos de Guimarães.
O acolhimento aos novos alunos permite apresentar a Universidade, os grupos culturais, núcleos de curso e as cidades de Braga e Guimarães. O ponto alto da semana é a sessão de boas-vindas, com a presença da presidente da AAUMinho e do Reitor, agendada para 6 de setembro.
