Empresas associadas da AEBraga representam cerca de 3% do PIB português

O retrato das mais de mil empresas associadas da AEBraga indica que cerca de 90% são de micro ou pequena dimensão.

As empresas associadas da Associação Empresarial de Braga (AEBraga) foram responsáveis, em 2022, por 7,1 mil milhões de euros de volume de negócios, por mais de 37 mil postos de trabalho e, conjuntamente, geraram um lucro líquido que ascende a 275 milhões de euros. O estudo de caraterização dos associados da AEBraga foi realizado em julho de 2024.

Aos microfones da RUM, o diretor-geral, Rui Marques, admite que os resultados foram “surpreendentes”. “Nós tínhamos, já há algum tempo, a intenção de conhecer aquilo que representa o universo dos associados da Associação Empresarial”, explica. Assim, desafiaram Inês Maia, aluna do curso de Economia da Universidade do Minho a fazer esse levantamento.


Os nossos associados são responsáveis por mais de 3% do volume de negócios do PIB português. É um valor verdadeiramente impactante”, admite.

Os setores de atividade económica mais representados são o comércio (40,8%), seguido do turismo (27,2%) e dos serviços (22,4%), denotando-se um crescimento gradual no número de empresas associadas no setor da indústria, que triplicou a sua representação no espaço de três anos.

Rui Marques frisa que estes resultados vão permitir “o diálogo social com o governo e com os sindicatos, e reivindicar mais apoios para a nossa região e para as nossas empresas”.

Foi a primeira vez que a AEBraga realizou o levantamento destes dados, mas o diretor-geral assegura que, a partir de agora, vai passar a ser uma prática corrente. 

Partilhe esta notícia
Maria Carvalho
Maria Carvalho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv