IHRU dá luz verde ao Centro de Acolhimento a Migrantes de Celeirós

O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) deu luz verde ao Centro de Acolhimento a Migrantes de Celeirós. A candidatura submetida pela BragaHabit ao PRR foi aprovada.
O IHRU comparticipará o projeto na totalidade, sendo que este implica um investimento superior a um milhão de euros.
O lançamento do procedimento de contratação pública deverá acontecer em setembro. A execução deverá arrancar entre o final deste ano e o início do próximo.
A empresa municipal pretende disponibilizar uma resposta de 16 alojamentos de emergência ou de transição, destinada a pessoas em situação de risco ou emergência, facilitando o processo de integração social, proteção e autonomização, combate às desigualdades e garantia de proteção social.
O projeto prevê a implantação na parte posterior do edifício de dois novos volumes para habitação. O primeiro com dois pisos, onde ficarão, no primeiro andar, serviços como refeitório, cozinha e espaço para atividades, e, no segundo andar, os alojamentos, ou seja, seis quartos com instalações sanitárias, banca e fogão. No segundo volume ficarão os restantes alojamentos, ou seja, no primeiro piso seis quartos com acesso ao espaço verde exterior, no segundo os restantes quatro quartos.
