IL confirma em Braga que instalações do Hospital precisam de expandir

O presidente da Iniciativa Liberal (IL) , Rui Rocha, disse, esta segunda-feira, que o Hospital de Braga precisa de expandir instalações, porque as atuais “já não são suficientes”, e de contratar mais recursos humanos. As declarações foram feitas depois de o depurado, eleito por Braga, ter reunido com a administração do Hospital de Braga.

“Faltam recursos humanos ao Hospital para assegurar todas as valências e prestações de serviço à população”, referiu, defendendo que os problemas da saúde só se resolvem com o envolvimento, em pé de igualdade, de prestadores privados e do setor social. “Só há uma solução que o governo ainda não quis adotar, que é trazer para a solução, em pé de igualdade, os prestadores privados e do setor social”, assumiu.


Para Rui Rocha, o plano que o Governo apresentou para as urgências no verão não está a resultar, já que “há mais 40 por cento de urgências fechadas” do que no ano passado. “A saúde é uma enorme preocupação neste momento em Portugal. Houve um plano de emergência do governo mas temos mais 40% de urgências fechadas do que tivemos o ano passado, que já foi uma situação crítica”, acrescenta.

Rui Rocha acusou ainda o Governo de andar a “planar” sobre a realidade do setor da saúde e alertou que os problemas não se resolvem com “planos ou powerpoints”. “Não basta apresentar planos, não basta projetar planos para o futuro – a realidade está a acontecer já”, avisa.

“Há cinco milhões de portugueses que vão resolvendo os seus problemas com seguros de saúde ou com a ADSE, e os outros, que não têm recursos, ficam amarrados a um SNS que não resolve os problemas e isso é uma enorme preocupação. (…) O Governo tem de descer à realidade e a saúde é uma área fundamental para os portugueses e uma área em que o Governo não está a conseguir resultados”, conclui.

Os liberais vão chamar com urgência ao Parlamento a ministra da Saúde, Ana Paula Martins. 

Rui Rocha esteve em Faro para uma reunião com o presidente do conselho de administração da ULS Algarve e alertou para a situação vivida nesta zona do país. 

Com a população no Algarve a aumentar durante os meses de verão devido ao turismo, a pressão nas unidades de saúde é um motivo adicional de preocupação. O presidente da Iniciativa Liberal criticou a falta de soluções dos sucessivos Governos para concretizar uma promessa há muito feita aos algarvios, a construção de um novo hospital e de planos reais de atração de profissionais de saúde para o Algarve.

Partilhe esta notícia
Maria Carvalho
Maria Carvalho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv