PS apela a critérios mais equitativos para taxas de resíduos. Solução pode passar pelo CAE

Vereadores do Partido Socialista reuniram com o presidente da Associação Empresarial de Braga, antes de apresentar a questão em reunião de câmara, esta segunda-feira. 

Os vereadores do PS apelam ao executivo bracarense para que repense os critérios de aplicação das taxas de resíduos. Depois de terem reunido com o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, na última semana de junho, os socialistas levaram a questão, esta segunda-feira, a reunião de câmara.

Artur Feio fala na necessidade de uma maior “equidade” entre comerciantes, visto que “a maior parte do tecido comercial da cidade não são restaurantes”. A proposta do PS passa por associar os gastos ao Código de Atividade Económica (CAE) de cada empresa e não apenas indexada à área ou consumo de água.

Em resposta, o administrador da AGERE, Rui Morais, garante que desde 2013 o valor cobrado em taxas fixas reduziu de 70,20 euros para 40,85 euros atualmente. No que diz respeito à componente variável, o responsável explica que esta é calculada com base no consumo de água.

“O que fizemos em relação à restauração foi definir uma área em que esses estabelecimentos possam funcionar muito mais para atingir a restauração do centro histórico”, uma vez que ocupam espaços mais pequenos.  

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv