Green Week Guimarães espera “adesão fortíssima”. Mais de 50 atividades para todas as idades

A vereadora com a pasta do Ambiente no Município de Guimarães, Sofia Ferreira, espera uma “fortíssima adesão da comunidade” à oitava edição da Green Week que decorre de 31 de maio a 2 de junho, na Alameda de São Dâmaso. O evento é organizado em parceria pela autarquia e pelo Laboratório da Paisagem.

São mais de 50 as iniciativas programas com especial destaque para a Conferência Missão 100 Cidades. Recorde-se que a cidade berço é uma das três portuguesas a assumir o compromisso de atingir a neutralidade climática até 2030. De acordo com a vereadora, este será um momento de “reflexão” e “envolvimento”, no caminho até alcançar este objetivo.

Segue-se pelas 17h00, a entrega do galardão Brigadas Verdes. O programa conta também com propostas artísticas como é o caso do espetáculo de dança de parede vertical, na Torre da Alfândega, pelas 22h00.

Durante os três dias do evento vão acontecer oficinas de educação ambiental, há um espaço dedicado à restauração com propostas biológicas assim como workshops alimentares com produtos endógenos e, no palco kids, lançamentos de livros, entre outros.

Guimarães é candidata a Capital Verde Europeia 2026.

A cidade berço está, pela terceira vez, na corrida pelo título de Capital Verde Europeia. Para a vereadora, a Green Week é uma oportunidade não só para “envolver” a comunidade, mas também para “consciencializar” e “responsabilizar” os cidadãos para a importância da natureza, um caminho que este executivo tem traçado desde 2013.

Questionada sobre se tem efetivamente existido uma mudança de atitude por parte da população em relação à natureza, Sofia Ferreira garante que sim principalmente junto da comunidade estudantil e das empresas que estão empenhadas na “diminuição da pegada carbónica”. “Tem havido um maior envolvimento da comunidade e isso reflete-se em iniciativas de reflorestação e, por exemplo, na área dos resíduos, no aumento da reciclagem e compostagem”, refere.

No sábado, pelas 11h00, serão assinalados os 10 anos do Mercadinho de Produtores Biológicos de Guimarães. Pelas 17h00, está previsto um Fórum da Juventude sobre as Cidades do Futuro. No domingo, além da certificação da Bolota, às 11h00, há ainda muitas atividades para os mais pequenos, no palco kids, como o lançamento do livro: “A Cuscas em Guimarães mais…”, de Paulo Santos e um workshop para aprender a fazer doces com bolota” com Cor de Tangerina.O programa completo está disponível aqui.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv