UMinho e Ponte de Lima: Pode estar a chegar parceria para formação ao longo da vida

A mostra itinerante “Universidade do Minho: 50 anos a reinventar a educação e o conhecimento” chegou esta sexta-feira a Ponte de Lima. Este pode ser um primeiro passo no sentido de criar sinergias, com o intuito de melhorar o nível de qualificações dos limianos principalmente através de pós-graduações.
Para o reitor da instituição Rui Vieira de Castro esta exposição é um “reconhecimento aos municípios” e, simultaneamente, uma possibilidade de divulgar, por diferentes territórios, a atividade da academia. Questionado sobre as possíveis parcerias com o Município de Ponte de Lima, Rui Vieira de Castro aponta à formação ao longo da vida, visto que a UMinho disponibiliza mais de 100 cursos não conferentes de grau.
“As pessoas já estão no mercado de trabalho e a desenvolver atividades profissionais, mas a Universidade pode acrescentar conhecimento à qualificação dessas pessoas”, refere. Uma possibilidade que é vista com bons olhos pelo vice-presidente do Município de Ponte de Lima, Paulo Sousa, que fala numa mais valia para conseguir reter e preparar melhor os recursos humanos, de modo a fixar mais empresas, nomeadamente, do setor automóvel com presença considerável na região.
O vice-presidente não põe de parte o desenvolvimento, em parceria com a UMinho, de projetos de investigação e desenvolvimento.
Recorde-se que todos os anos diversos alunos do Município de Ponte de Lima rumam à UMinho quer para participar em iniciativas como Universidade de Portas Abertas e Verão no Campus, quer para ingressar no ensino superior.
Quanto à possibilidade de vir a instalar uma Casa do Conhecimento na região, Rui Vieira de Castro diz apenas que este é um projeto que “se tem revelado como uma das estruturas mais eficazes da universidade para esta se inscrever no território”.
A mostra itinerante “Universidade do Minho: 50 anos a reinventar a educação e o conhecimento” irá passar, nos próximos meses, pelos territórios de Paredes de Coura, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Esposende/Barcelos, Vila Verde, Ponte da Barca, Trofa, Fafe e Guimarães.
UMinho planeia Festa do Cinquentenário para 15 de junho
Em junho, a Universidade do Minho vai abrir as portas do campus de Gualtar para a Festa do Cinquentenário.
O encontro entre estudantes, docentes, investigadores e técnicos, administrativos e de gestão está previsto para o período entre as 16h e as 19h.
João Rosas, presidente da Comissão Comemorativa dos 50 anos da UMinho, revela que o evento contará com a atuação de Luísa Sobral.
