Europa pode ficar comprometida com voto que diminui a força das vozes democráticas

Isabel Estrada Carvalhais, eurodeputada minhota eleita pelo Partido Socialista em 2019, avisa que as eleições europeias de 9 junho são determinantes para manter a identidade do projeto europeu. Em causa está o crescimento da extrema-direita em toda a Europa. Numa grande entrevista no programa Campus Verbal, na RUM, a também docente da Universidade do Minho que reafirmou interesse em continuar no Parlamento Europeu,
avisou que as próximas eleições europeias “são mesmo muito importantes” uma vez que “estamos num ponto da história deste projeto europeu em que, ou continuamos com o projeto europeu e o vamos melhorando e mantemos a sua identidade política que é a democracia, a liberdade e o respeito pelas diferenças, ou entramos no outro caminho que é exatamente o oposto daquilo que a União Europeia pretende ser”.
“A extrema-direita apresenta um discurso de destruição do projeto Europeu”
Portugal elegeu pela primeira vez cinquenta deputados de um partido da extrema direita para o Parlamento Português, em março deste ano. Isabel Estrada Carvalhais lembra que a extrema-direita apresenta “um discurso de destruição do próprio projeto europeu, um voltar à defesa do nativismo, do ultranacionalismo”.
“Isto é muito perigoso. Hoje em dia não somos nada enquanto estados-membros separados. Enquanto União Europeia conseguimos ser um ator global e podemos reforçar essa nossa posição como ator global na negociação com atores cada vez mais fortes”, sustenta para logo depois prosseguir: “Achar-se que a Europa envelhecida, com 450 milhões de habitantes, e com uma taxa de natalidade baixíssima, é capaz de por si mesma ser um grande bloco de produção económica num contexto de um Mundo de oito biliões de pessoas, é não ter noção daquilo que se está a vender, entre aspas, às populações e, portanto, quando as pessoas forem exercer o seu voto, isto tem que estar presente. Essa Europa pode ficar toda ela comprometida se o voto for no sentido precisamente de diminuir a força das vozes democráticas que estão no Parlamento Europeu”, avisa.
A eurodeputada minhota Isabel Estrada Carvalhais em entrevista à RUM a sublinhar a importâncias das eleições europeias de 9 de junho. Na opinião da minhota é essencial travar o crescimento da extrema direita na Europa que coloca em risco o projeto europeu.
OUVIR ENTREVISTA COMPLETA DE ISABEL ESTRADA CARVALHAIS NO PROGRAMA CAMPUS VERBAL
