Estafeta da Amizade reúne cerca de mil pessoas entre Guimarães e Braga

Desde a atleta olímpica Dulce Félix ao reitor Rui Vieira de Castro. Estes são dois dos participantes da Estafeta da Amizade, inserida nas comemorações dos 50 anos da Universidade do Minho. O evento, apresentado, esta terça-feira, no salão nobre da Reitoria, realiza-se no próximo domingo.


A corrida de 24km, com início, às 09h30, no Campus de Azurém, em Guimarães, e término no de Gualtar, em Braga, vai contar com 160 equipas de quatro atletas, num total de 640 participantes. Paralelamente, a partir das 10h, decorre uma caminhada de 4km, exclusivamente em solo bracarense, entre o Estádio 1º de Maio e o Campus de Gualtar. 


Ao contrário da estafeta, as inscrições ainda estão abertas. O diretor-geral da Runporto, Jorge Teixeira, espera a presença de 300 pessoas nesta vertente, acreditando que, no total, somando as duas, será “atingido o número a que a organização se tinha proposto, cerca de mil”.

Depois da sua realização durante quatro anos, a Estafeta da Amizade foi suspensa a partir de 2020, devido à pandemia. A reativação do evento, agora sob a chancela do cinquentenário da Universidade do Minho, é motivo de regozijo por parte da vereadora do Desporto da Câmara de Braga. Sameiro Araújo lembra que o evento “sempre foi muito participado e saudado por bracarenses e vimaranenses”, classificando-o como “um convívio que promove a coesão territorial, unindo as duas cidades”.

Em representação da Câmara de Guimarães, o chefe de gabinete de apoio à presidência considera pertinente a ligação com Braga surgir através da “competição”, desde que seja “sadia”. Com a experiência de ter participado numa edição, Miguel Oliveira fala de “um desafio interessante e enriquecedor”, além de focar o papel “fundamental” da Universidade do Minho em todo o processo.

Entendimento semelhante tem o presidente da comissão comemorativa do cinquentenário. João Cardoso Rosas enaltece que se trata da “celebração da relação de duas cidades que, juntas, trazem algo de muito importante para a universidade”. Já o reitor, Rui Vieira de Castro, acrescenta que a organização do evento “exprime bem aquilo que se pretende com as comemorações dos 50 anos”, através de “um programa sensível a múltiplas dimensões decorrentes da atividade da instituição”, onde a prática desportiva se inclui.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv