PS garante nova estrutura para o comando de Braga da GNR 

O Governo está a negociar com a Arquidiocese de Braga a cedência de um terreno para criar uma estrutura nova para o comando territorial da GNR, que, no futuro, terá um novo edifício.

O candidato do PS por Braga, que ainda tutela a Administração Interna, quer continuar a investir na requalificação dos edifícios das forças de segurança do distrito.

Em entrevista à RUM, José Luís Carneiro explicou que o processo da requalificação do “comando territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana só não avançou mais rápido, porque está em curso um processo de renegociação da renda paga à Arquidiocese para efeitos de ampliação e criação de uma estrutura modular, num terreno que vai ser cedido por parte da diocese ao abrigo de um acordo de arrendamento”. Entretanto, o Governo iniciou conversações com a Câmara Municipal para que esta encontre “uma solução de terreno disponível para construir um novo edifício”. “Enquanto esse processo não avança, e vai demorar muito tempo, vão ser realizadas intervenções no espaço onde hoje está o comando da Guarda, que não tem as condições de dignidade adequadas”, afirmou José Luís Carneiro.

Quanto à construção do novo hospital de Barcelos, o candidato socialista pelo distrito de Braga explica que os 100 milhões anunciados só poderão ser inscritos no Orçamento do Estado quando a autarquia adquirir os terrenos onde está prevista a construção desta unidade hospitalar.

“Houve a necessidade de uma reavaliação do programa funcional à luz das necessidades de 2022/2023, um trabalho que exigiu a nomeação formal da equipa técnica”, explicou o socialista dando nota que recentemente esse trabalho foi concluído e aponta para a necessidade de um investimento de 100 milhões. “Constitui vontade política cumprir o que está nessa reavaliação e é preciso inscrever em sede de Orçamento do Estado, mas não se pode inscrever verba quando ainda estava em reavaliação”, detalhou. José Luís Carneiro esclarece também que para o projeto ter início “tem que estar disponível o terreno onde este vai ser implementado”, algo que ainda não aconteceu e que está do lado da autarquia de Barcelos. “O novo hospital de Barcelos vai ter uma dimensão de articulação funcional com o Hospital de Braga, nomeadamente de cirurgia de ambulatório, para que se possa reforçar a capacidade de resposta”, adiantou.

PS defende modelo de mobilidade que envolva CIM Cávado e Ave

Na mobilidade, o Partido Socialista pretende, em Braga, encontrar um modelo que envolva as duas comunidades intermunicipais, a do Cávado e a do Ave, que possa “melhorar os transportes e mobilidade no interior do quadrilátero e que procure garantir melhor mobilidade para quem vive na periferia do quadrilátero”.

“Colocamos uma questão ao presidente da Câmara de Braga para reflexão e decisão futura, nomeadamente a possibilidade de proceder a uma alteração legislativa que permitisse que os TUB pudessem garantir conexões com municípios periféricos”, afirmou ainda José Luís Carneiro.

O cabeça de lista pelo distrito tinha, em 2022, assumido a intenção de avançar com o referendo à regionalização em 2024, um objetivo que se mantém. “É um objetivo para se procurar cumprir no decurso da legislatura, sem colocar em causa a necessidade de criar as condições na sociedade civil e da Assembleia da República de um relativo consenso, para, quando ocorrer o referendo, haver condições para ser bem-sucedido”, explicou.

José Luís Carneiro pretende ainda “continuar a investir na recuperação do património cultural, material e imaterial”. Nesta pasta, assume um “compromisso de acompanhamento e de apoio a um importante projeto que tem vindo a ser realizado pela Arquidiocese de Braga, no âmbito do Museu Pio XII e de investigações arqueológicas”, finalizou.

Depois de liderar a lista do PS em Braga em 2022, José Luís Carneiro volta a ser cabeça de lista pelo distrito, onde espera, pelo menos, igualar os nove deputados eleitos nas últimas legislativas. 


Consulte o programa eleitoral do PS aqui.


As entrevistas aos candidatos podem ser escutadas aqui.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Praça do Município às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv