Novo Comandante do RC Nº6 assume proximidade como fator para atrair mais militares

Rebola Mataloto nasceu em outubro de 1974 e está pela primeira vez no Regimento de Cavalaria de Braga.

José Pedro Rebola Mataloto tomou posse como Comandante do Regimento de Cavalaria Nº6, em Braga, esta manhã de sexta-feira. A cerimónia militar decorreu no regimento localizado na freguesia de S. Vicente.

Rebola Mataloto nasceu em 1974 em Évora e assumia atualmente funções como assessor da Ministra da Defesa, Helena Carreiras, Sucede no cargo a Martins Henriques.

No final da cerimónia e em declarações aos jornalistas reconheceu que o maior desafio será “a preservação do potencial humano” dos duzentos elementos que compõe atualmente o Regimento de Cavalaria e não escondeu a importância do caminho que está a ser feito para atrair mais jovens para a carreira militar. Considera também que a abertura do quartel à sociedade civil pode ajudar neste processo de reforço do exército português.

“O maior desafio é termos soldados e militares que querem vir servir, que tenham as condições para servir e que se sintam bem a servir Portugal e os portugueses no Exército. Portanto, o meu maior desafio é a preservação do potencial humano, garantir que as pessoas que aqui servem todos os dias têm essas condições”, sublinha.

Rebola Mataloto assume que um dos problemas atuais do exército está na permanência e na construção de uma carreira militar e para alterar este cenário sugere que se intensifique a divulgação do serviço militar numa estreita colaboração com a sociedade civil. Diz também que uma medida que pode ajudar a inverter esta tendência é o recrutamento de jovens da região. Recentemente, o RC6 foi autorizado a recrutar jovens da região a quem é garantido que presta um serviço em Braga e não noutra zona do país. Uma medida que, na ótica do novo Comandante, pode fazer com que as pessoas “venham, fiquem e sirvam”.

“É uma suprema honra comandar o RC Nº6”


Prestes a completar cinquenta anos, José Rebola Mataloto abraça pela primeira vez uma missão no Regimento de Cavalaria de Braga. Aos jornalistas fala num regimento “de referência” pela sua missão principal de aprontar forças para combate, assim como a sua participação em missões de há trinta anos a esta parte. “Para mim, enquanto Oficial de Cavalaria, vir comandandar este regimento é uma suprema honra”, afiança.

O RC 6 está atualmente presente na Roménia no âmbito das medidas de reforço da NATO desde a invasão a Rússia à Ucrânia. Já no âmbito da ONU, o regimento integra também uma força na República Centro-Africana.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: UMinho I&D às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv