AEB estima ter superado a meta dos 270ME só na quadra natalícia

A Associação Empresarial de Braga (AEB) estima ter ultrapassado a meta dos 270 milhões de euros em volume de negócios durante a época natalícia. Os dados oficiais só serão conhecidos no final de janeiro ou início de fevereiro, altura em que a SIBS irá divulgar o relatório habitual sobre o consumo dos portugueses durante a época festiva. Em 2022, o volume de negócios rondou os 250 milhões de euros.

Recorde-se que nos primeiros vinte dias de dezembro, de acordo com os dados da Reduniq Insights, foi registado, a nível nacional, um aumento de 14% nos pagamentos efetuados com cartão como também um avanço de 10% na faturação.

O diretor-geral da AEB, Rui Marques, admite que os resultados de 2023 possam superar em mais de 5% os números de 2022. Depois de uma “consulta alargada a um conjunto de associados estamos convictos que o valor terá sido superado”, declara.

Questionado sobre se este aumento se deve ao facto de os comerciantes terem aumentado os preços e não pelo crescendo de clientes, Rui Marques garante que este não é o caso, ou seja, existiu um aumento do número de fregueses.

Quanto à passagem de ano, a lotação nas unidades hoteleiras da cidade esteve perto dos 100%. “Na noite de passagem de ano a taxa ultrapassou os 95%, mas se estivermos a falar num período mais alargado ronda os 90%”, revela.

Os que mais procuram a cidade bimilenar para celebrar o novo ano são sobretudo portugueses e espanhóis. Uma procura que, na ótica do diretor-geral da AEB, se deve ao facto das unidades hoteleiras apresentarem “programas atrativos para os consumidores”.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Elisabete Apresentação
NO AR Elisabete Apresentação A seguir: Sérgio Xavier às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv