Proposta de alteração dos Estatutos da UMinho colocada em consulta pública até 15 de janeiro

A proposta de alteração dos Estatutos da Universidade do Minho será colocada em consulta pública até 15 de janeiro. A informação foi avançada pela presidente do Conselho Geral, Joana Marques Vidal, na reunião desta segunda-feira. 18 de dezembro.
Recorde-se que a 3 de novembro, os conselheiros aprovaram uma proposta que prevê que o órgão máximo de governo e de decisão estratégica da Universidade passe de 23 para 29 membros, ou seja, 15 representantes de professores e investigadores (mais 3), 4 representantes dos estudantes (mantém-se inalterado), 2 trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão (que duplicam a sua representatividade, passam de 1 para 2 membros) e 8 personalidades externas de reconhecido mérito (mais 2).
Na nota informativa antes do início da discussão dos pontos em agenda, a presidente do Conselho Geral adiantou que, após o período de consulta pública, poderão ser introduzidas alterações ao documento. Segue-se a votação final.
Na reunião de 20 de novembro, foram entregues duas reclamações: por Margarida Isaías, representante dos estudantes, quanto ao modelo de votação para a alteração dos estatutos da instituição, e por Delfina Gomes, representante dos investigadores e professores no órgão, que alertou para o facto de terem existido abstenções algo que “não é válido”.
Joana Marques Vidal adianta que estas reclamações serão respondidas por escrito, sendo a mesma disponibilizada a todo o conselho, mas também durante a reunião em que o assunto será novamente discutido. “Terei oportunidade de me pronunciar sobre as reclamações que, na minha opinião, poderão ficar sanadas pelo facto de isto ser uma proposta”, refere.
A próxima reunião do Conselho Geral está agenda para 29 de janeiro às 10h00. Em discussão estará o Plano de Atividades e orçamento para 2024 dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) assim como o relatório e Plano de Atividades da Comissão de Ética. Está prevista a intervenção de uma funcionária da UMinho e a apresentação, pela presidente do Conselho Geral, do relatório e Plano de Atividades do órgão.
