Braval sensibilizou feirantes para a correta separação do plástico e cartão

Cerca de 70 mil toneladas dos resíduos que chegam à Braval poderiam ter outro destino que não o aterro. A informação foi partilhada pelo do conselho de administração da empresa, Rui Morais, no encerramento da campanha Festa e Feira Sustentáveis, que decorreu ao longo dos últimos meses, em Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.

Na Feira Semanal de Braga, Rui Morais, lembrou que ajuda para que as metas sejam atingidas “começa na casa das pessoas”, mas é igualmente importante, no seu entender, “sensibilizar os feirantes, que são um foco de resíduo seletivo que fica ao abandono, nomeadamente o cartão e o plástico”.

“Dos resíduos que chegam à Braval, através dos municípios, 40% são bioresíduos e 30% poderiam ser separados seletivamente, ou seja, são praticamente 100 mil toneladas, das quais 70 mil poderiam não ir para aterro”, frisou.

“Estamos a trabalhar também com as entidades para responsabilizar o produtor”, acrescentou.

Segundo Pedro Machado, administrador executivo da Braval, a campanha, que iniciou em junho e terminou esta terça-feira, resulta de uma parceria com a Sociedade Ponto Verde, no sentido de “sensibilizar a população para melhorar a reciclagem e atingir as metas do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU). Pedro Machado reconhece que se denota já melhoria ao nível da quantidade de resíduos que são reciclados, mas há, no seu entender, “um longo caminho a percorrer”. 

A iniciativa consistiu na distribuição de sacos e sensibilização dos feirantes para a correta separação dos resíduos e aquando da entrega junto ao Braval Point, recebiam um brinde. A população era também desafiada a responder a um questionário e, em troca, recebia uma oferta”.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv