S. Vicente é a primeira eco-freguesia do concelho de Braga

S. Vicente é a primeira e única eco-freguesia do concelho de Braga, em 2023. O título foi atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa – pela implementação de boas práticas ambientais e gestão sustentável do território.

Esta sexta-feira, foi hasteada a bandeira verde, na Junta de Freguesia de S. Vicente. Daniel Pinto, autarca local, evidencia “o trabalho que tem sido feito (pelo executivo da Junta) no sentido de minimizar os impactos no ambiente, seja nas iniciativas, consciencialização da população ou junto da comunidade escolar”.

“Nas atividades que desenvolvemos, temos sempre como denominador comum evitar a poluição do espaço público. Por exemplo, numa conferência de imprensa não temos garrafas de plástico, mas de vidro”, explicou.

A comunidade escolas da freguesia tem sido envolvida no processo de consciencialização e nos trabalhos recorrem, por exemplo, a “materiais reutilizados”. Além disso, há uma constante consciencialização da população em torno da “redução do consumo de água ou energético”.

O executivo liderado por Daniel Pinto desafiou os alunos das escolas de S. Vicente a desenvolver trabalhos em torno das suas ideias sobre o que é ser uma eco-freguesia, sendo que essas propostas ficarão agora em exposição na Junta.

“O foco é, sobretudo, a população infantil, porque são as gerações do futuro que poderão alterar comportamentos e ter reflexo na comunidade”, acrescentou Daniel Pinto.

A candidatura da Junta de S. Vicente conseguiu uma avaliação entre os 50 e os 70%. O valor da inscrição, cerca de 500 euros, adiantou o autarca, foi assegurado pela Câmara Municipal, que se prontificou a pagar a verba às autarquias locais que avançassem com a candidatura.

Vereador do Ambiente quer mais freguesias de Braga candidatas e galardoadas 

A União de Freguesias de S. Lázaro e S.João do Souto e Arentim e Cunha também apresentaram candidatura, mas não saíram vencedoras. Ainda assim, o vereador do Ambiente explicou que “a ABAE deu uma segunda oportunidade para melhorar as candidaturas no sentido de vir a ser valorizada como foi a de S. Vicente”.

Segundo Altino Bessa, seis freguesias manifestaram interessem em apresentar candidatura, três efetivamente participaram e uma saiu vencedora. “É a primeira freguesia galardoada e estou muito satisfeito. No próximo ano, vamos voltar a desafiar todas as freguesias para apresentar candidaturas, com a ajuda de uma técnica”, informou o vereador que tutela o Ambiente na Câmara de Braga.

O objetivo, acrescentou, é que Braga tenha “mais freguesias candidatas e galardoadas”. “Os cidadãos devem estar sensíveis e imbuídos do espírito, porque só com todos podemos atingir metas”, apelou ainda. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv