José Manuel Mendes vai ser homenageado nas escolas de Braga

O escritor José Manuel Mendes vai ser homenageado nas escolas de Braga. A iniciativa “Escritores do Minho” integra o Plano de Atividades da Rede de Bibliotecas de Braga, que foi apresentado esta segunda-feira, e presta homenagem, todos os anos, a um escritor de Braga. Este ano, foi escolhido o poeta, romancista e professor da UMinho.

Abril é mote para as atividades deste ano de uma rede composta por 12 agrupamentos de escolas de Braga. ‘Cidadania, diversidade e inclusão’, ‘Preservação do património imaterial e da memória’ e ‘Formação e capacitação’ são os quatro eixos que orientam o Plano de Atividades da Rede de Bibliotecas de Braga para este ano letivo de 2023/2024.

Entre as várias iniciativas programadas, a diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Aida Alves anunciou a homenagem que as escolas de Braga vão prestar ao poeta e romancista bracarense, que presidente a Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, a propósito da iniciativa “Escritores do Minho”. Anualmente, “é eleito um escritor, que é trabalhado em todas as escolas, desde o ensino básico até ao secundário”. “Este ano, foi o Agrupamento de Escolas de Maximinos a selecionar o homenageado, que está também ligada a Abril”, acrescentou Aida Alves.

Depois do Plano Nacional de Leitura ter posto fim ao Concurso Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas de Braga, com o apoio do município e da CIM Cávado, adaptou a iniciativa e apresenta o Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado.

As leituras andantes também voltam a estar no programa e, além dos Transportes Urbanos de Braga, a rede pretende retomar as viagens lidas nos comboios.

Rede de Bibliotecas de Braga quer associar-se ao Utopia e Braga em Risco

“Vamos desenvolver vários encontros com escritores e ilustradores, queremos associar-nos à iniciativa Braga em Risco e ao festival literário Utopia”, disse ainda a diretora.

Concursos de escrita, clubes de leitura, visitas agendadas, bibliotecas solidárias, ações de inclusão e de apoio à integração também estão previstas, ao longo do ano.

“Aproveitando alguma produção já apoiada pelo Município de Braga, anualmente, sobre, por exemplo, Maria Ondina Braga, gostaríamos de levar às escolas alguns documentários sobre alguns escritores”, anunciou ainda Aida Alves. No dia 25 de outubro, Maria do Céu Nogueira, professora e voluntária da leitura, vai ser homenageada, vendo o seu nome ser atribuído à Biblioteca da Escola Básica da Sé.

“Há ações de formação que vamos desenvolver em diferentes áreas, como a inteligência artificial, e ações de capacitação para pais educadores”, referiu Aida Alves. A Rede de Bibliotecas de Braga pretende ainda organizar, em julho de 2024, o Encontro de Boas Práticas, sendo este “um momento de reflexão nas tutelagens de ensino, de aprendizagem, de presença social e tudo o que seja na produção do livro e da leitura”.

“Município de Braga apoia em seis mil livros anuais a rede de bibliotecas escolares, para que as escolas tenham bibliotecas cada vez mais apelativas”

O documento foi apresentado esta terça-feira, uma vez que outubro é o mês internacional da biblioteca escolar, este ano alusivo ao tema “Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar”.

Para a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, “a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva é um exemplo de agregação” e “a Biblioteca Escolar é um espaço aberto ao pensamento, à criatividade e ao saber”.

A vereadora enalteceu ainda “os inúmeros projetos que colocam a Rede de Bibliotecas Escolares de Braga na linha da frente, como exemplo de boas práticas a nível nacional”. “O município de Braga apoia em seis mil livros anuais a rede de bibliotecas escolares, no sentido de apetrecharmos os espaços bibliotecários com acervo literário, para que as escolas tenham bibliotecas cada vez mais apelativas e acolhedoras”, concluiu.

Raquel Ramos, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas escolares, destacou as 46 bibliotecas, que integram a rede bracarense, considerando-as “um testemunho de que o trabalho em rede é benéfico, porque se otimizam recursos, se poupa tempo e se pode ir mais longe”.

Este plano de atividades tem como objetivo captar novos públicos e criar hábitos de leitura.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Mil
NO AR Mil A seguir: Livros com RUM (rep.) às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv