Albergue de peregrinos avança na Cividade em 2024

O logradouro da sede da Junta de Freguesia da Cividade, em Braga, vai dar lugar a um albergue de peregrinos. O presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, Luís Pedroso, anunciou, ontem, que estão reunidas as condições para iniciar, no próximo ano, a construção deste espaço, que conta já com os pareceres da Unidade de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga e recebeu alguns contributos da Associação Espaço Jacobeus – Confraria de Santiago.
O albergue, há muito desejado, terá um piso e capacidade para acolher 18 peregrinos.
As informações foram avançadas na conferência sobre os Caminhos de Santiago, organizada pela Delegação de Braga da Associação Espaço Jacobeus – Confraria de Santiago, que teve com objetivo assinalar o Dia Nacional do Peregrino (13 de outubro).
Em 2022, foram mais 474 peregrinos a iniciar o Caminho na cidade de Braga do que em 2019, representando um aumento de 60,5 por cento. Só no primeiro semestre deste ano já foram ultrapassados os valores de 2019 em 2%.
Na conferência, o bispo auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho Mariz, referiu que o fenómeno da peregrinação está numa “espécie de contraciclo”, porque “a dimensão da peregrinação está a crescer e a florescer no caminhar da sociedade de hoje em todas as faixas etárias e, naturalmente, também nas gerações mais jovens”. “São milhares de peregrinos que fazem os Caminhos de peregrinação ao longo de todo o ano”, disse o bispo, destacando a importância dos albergues.
