Braga promove Semana dedicada ao Turismo de 20 a 28 de outubro

“Braga é, cada vez mais, uma cidade turística e esta dimensão económica do turismo tem cada vez mais impacto na economia bracarense”. Por isso mesmo, a Associação Empresarial de Braga e o Município promovem, de 20 a 28 de outubro, a Semana do Turismo, a primeira iniciativa do género na cidade dos arcebispos. O objetivo, diz o vice-presidente da AEB, Varico Pereira, é “enaltecer o grande valor económico, social e cultural que tem o setor de turismo”. Já o adjunto do presidente da Câmara de Braga, António Barroso, diz que “este programa visa

manter o foco no turismo, na época baixa, para que os agentes do setor e bracarenses em geral possam experimentar a cidade na pele de turistas”.

O programa arranca dia 20, às 15h00, no Pórtico do Bom Jesus, com a ativação do projeto “Conhecer para Melhor Promover”, que passará, quinzenalmente, pelo gnration, Museu D. Diogo de Sousa, Mercado Municipal, Theatro Circo e o novo parque de aventura de Mire de Tibães. O objetivo, explicou António Barroso, é juntar os operadores turístico e convidá-los a visitar um espaço. “Pretende-se que as pessoas conheçam melhor os espaços para que seja mais fácil fazer a promoção”, acrescentou.

No dia 21, decorre a iniciativa “Vive a Cidade como um Turista”, a partir das 10h00, no Posto de Turismo de Braga. Será apresentado no dia 23, às 11h00, um estudo sobre a perceção dos bracarenses sobre o turismo e, para Varico Pereira, é importante “auscultar a percepção que os locais têm sobre a atividade turística e dos impactos positivos e negativos que esta atividade pode ter”.

Segue-se, a 24, no Posto de Turismo, a “Formação +Próxima”, que começa com uma sessão sobre Braga, estando já prevista uma formação sobre “comunicação, cortesia e orientação para o cliente”, em dezembro, e sobre “marketing e comunicação digital”, no início de 2024.

Um dos pontos altos está reservado para o dia 25, com a Associação Empresarial de Braga a acolher a conferência “Novas Agendas para o Turismo”, às 17h00, com a presença do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.


No dia 26, tem lugar o lançamento do “Fidalguinho – Guia de Braga”, às 11h00, no Posto de Turismo, e a 27 de outubro, às 15h00, na AEB, é apresentada a experiência “Viagem no Tempo”, momento em que será possível antecipar “o que poderá vir a ser Braga no futuro”

O programa termina no dia 28, com uma etapa de um dos Caminhos de Santiago, o Caminho de Torres, entre a Falperra e a Sé Catedral.

Para António Barroso, “a lógica desta Semana do Turismo é, sobretudo, colocar, mais uma vez, o turismo na agenda e integrado com a população”. “É importante que as pessoas percebam que o turismo é bom, é importante criar oportunidades de trabalho, criar oportunidades de negócio e é isto que depois também ajuda ao desenvolvimento local”, frisou.


 Um dos objetivos, em Braga, é que turismo continue a crescer, mas “com sustentabilidade” e, desse ponto de vista, o concelho tem dado passos importantes, diz Varico Pereira. “O nosso principal objetivo é envolver os diversos agentes ligados a este setor, em diferentes ações de capacitação, de reforço da promoção de Braga como destino turístico da excelência neste contexto não apenas nacional, mas ibérico”, finalizou o vice-presidente da AEB, lembrando que ” turismo precisa de novas ideias, de novos produtos e, sobretudo, de uma oferta que seja diferenciadora”.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv