UMinho termina concurso nacional de acesso com 98% das vagas preenchidas

Quarenta e dois alunos foram colocados na Universidade do Minho, na terceira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior. Os resultados foram divulgados este domingo. A academia minhota preenche, assim, 98% das vagas, no ano letivo 2023/2024. Das 2967 vagas iniciais, foram ocupadas 2908.
No país, ficam por preencher quase 4400 lugares. Das 54 363 vagas a concurso, foram colocados 49 996 estudantes, ou seja, no total, 92% dos lugares foram preenchidos, nas universidades e politécnicos.
Na terceira fase entraram 1.654 estudantes, 998 dos quais ainda sem qualquer matrícula.
No ano passado, tinham ingressado no ensino superior cerca de 50.300 através do mesmo concurso.
As instituições do interior do país foram as menos procuradas pelos jovens. No Instituto Politécnico de Bragança, a taxa de ocupação não ultrapassou os 58,6%.
Como habitualmente, o interesse dos alunos também varia conforme as áreas de estudo e, se em áreas como Humanidades e Serviços de Transporte não sobraram vagas, noutras mais de metade ficaram vazias, como Agricultura, Silvicultura e Pescas ou Serviços de Segurança.
Das 1.875 vagas que sobraram da terceira fase, as instituições de ensino superior podem agora utilizá-las para reforçar as vagas já fixadas nos concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior.
Os alunos têm até segunda-feira para fazer a inscrição na universidade ou politécnico em que foram colocados.
