Festival de Tunas Femininas regressa a Braga com dois dias de festa

A cidade de Braga volta a acolher o TROVAS – Festival de Tunas Femininas. Organizada pela Gatuna – Tuna Feminina Universitária do Minho, a XXVII edição, que tem como tema a televisão, acontece a 21 de outubro, no Theatro Circo. Antes disso, a 20 do mesmo mês, o grupo cultural promove uma noite de serenatas, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho.
À RUM, a presidente Ana Pontes explica que o tema surgiu tendo em conta o trigésimo aniversário da Gatuna, celebrado no passado mês de abril. “Foram 30 anos de mudança e de crescimento quer na tuna, quer na televisão”, argumenta, revelando que os grupos culturais foram desafiados a fazerem uma interpretação relacionada com a temática.
O festival conta com três tunas a concurso, nomeadamente a TFMUC – Tuna Feminina de Medicina de Coimbra, a TunaF – Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto e a TFIST – Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico. A Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, a TUM – Tuna Universitária do Minho, a Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho e como CAUM – Coro Académico da Universidade do Minho são os grupos culturais convidados. “Vamos juntar estes quatro grupos que fizeram, e continuam a fazer, parte da história da Gatuna ao longo destas três décadas”, enaltece.
A apresentação ficará ao cargo dos Jogralhos – Grupo de Jograis Universitários do Minho. A tarde de sábado conta ainda com diversas atividades relacionadas com o tema, além do tradicional desfile das tunas pelo centro da cidade.
Ana Pontes enaltece também a importância de “preservar a tradição e valorizar o espírito académico”. “Esperámos trazer um fim de semana cheio de música e juventude à cidade”, assume.
XXVII TROVAS – Festival de Tunas Femininas, organizado pela Gatuna – Tuna Feminina Universitária do Minho, acontece a 20 e 21 de outubro, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho e no Theatro Circo, respetivamente. Ambos os eventos têm início marcado para as 21h00. Os bilhetes custam oito euros para o público em geral e cinco para estudantes.
