Greve adia maioria das cirurgias programadas no Hospital de Braga

O bloco operatório do Hospital de Braga é um dos que está praticamente encerrado esta quarta-feira, devido à adesão à greve dos médicos. Apenas estão em funcionamento os serviços mínimos, de acordo com o Sindicato Independente dos Médicos, que convocou esta paralisação para esta quarta e quinta-feira, dados no entanto que são de certa forma corrigidos por fonte hospitalar. Ao que a RUM apurou, terão ocorrido “algumas” cirurgias durante a manhã já que 1/3 dos blocos operatórios estará em funcionamento.


Adiamento de consultas e de cirurgias é a realidade de muitos utentes que hoje ficam com ações pendentes nos hospitais e centros de saúde, perspetivando-se um cenário semelhante na quinta-feira.

Também no caso das consultas externas no Hospital de Braga, e ao que apurou, as consultas externas estão a ter “um forte impacto”, mas algumas das que estavam programadas terão sido concretizadas-

“[A adesão] nos blocos operatórios ronda os 90%, e nas consultas externas hospitalares, cerca de 85%. Em hospitais como Braga, Gaia/Espinho, Santo António [no Porto] a totalidade dos blocos operatórios está encerrada, mas naturalmente que os serviços mínimos de urgência, as hemodialises e tratamentos oncológicos estão totalmente garantidos”, descreveu o representante do Sindicato Independente dos Médicos Jorge Roque da Cunha.


Os médicos exigem ao Governo a revisão transversal da grelha salarial de um grupo de profissionais “sempre penalizado”, notando que a perda de poder de compra já está nos 22%.

A greve prolonga-se até ao dia de quinta-feira em todos os hospitais e centros de saúde da região norte.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv