AEB. “Se o Governo não reduzir significativamente as taxas de IRS será difícil para as empresas”

“Se não tivermos um contributo do Governo na redução significativa das taxas de IRS será difícil, pois a carga fiscal cai sempre nas empresas”. O alerta é do presidente da Associação Empresarial de Braga (AEB), Daniel Vilaça, que considera premente que a maioria socialista coloque “mais dinheiro nos bolsos dos cidadãos”.
A AEB endereçou uma proposta composta por 10 medidas para o Orçamento de Estado de 2024, entre elas, a isenção de IRS e Segurança Social nos valores atribuídos pelas empresas a colaboradores no âmbito de apoios à natalidade. Uma medida que Daniel Vilaça considera “pioneira” e que irá contribuir para a fixação dos jovens em Braga.
A associação está também a trabalhar, em conjunto com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), num acordo em relação ao valor de descida das taxas de IRS que, segundo Daniel Vilaça, irá contribuir para o aumento do poder de compra dos cidadãos.
Recorde-se que, esta terça-feira, a CIP adiantou estar disponível para aumentos de 4,8% nos salários. Para Daniel Vilaça esta como as medidas apresentadas pela AEB são “exequíveis”.
Para os jovens em situação de primeiro emprego, a AEB recomenda a isenção de IRS e Segurança Social para os primeiros 50 mil euros de rendimento até ao limite de 36 meses. O objetivo passa por aumentar a sua remuneração líquida e reduzir a sua dificuldade de acesso à habitação.
A retirada das “taxas e taxinhas” sobre os prémios de produtividade é outro dos pontos sublinhados pelo presidente.
Questionado sobre como está a saúde dos associados, visto que Guimarães e Famalicão têm assistido ao fecho de várias empresas do setor do têxtil, Daniel Vilaça garante que para já não foram reportadas falências. Contudo, o presidente mostra-se preocupado com o atraso do Portugal 2030, por isso, o responsável defende que o próximo Orçamento de Estado deve prever um aumento significativo do investimento público em inovação e desenvolvimento e internacionalização, através do Plano de Recuperação e Resiliência.
