Não faltam exposições de fotografia para ver em Braga a partir de hoje

Uma oportunidade e uma alavanca para os jovens fotógrafos e mais uma panóplia de exposições abertas à população de Braga e aos visitantes para conhecer ao pormenor, em mais de vinte espaços culturais, a maior parte deles na cidade dos arcebispos.

Nesta que será a primeira edição sem a presença física do seu último diretor, Carlos Fontes, o Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais Encontros da Imagem vai reunir na cidade dezenas de fotógrafos de diferentes pontos do globo, uns porque têm exposições, outros porque estão nas fases finais dos prémios e concursos promovidos pela associação que nasceu em Braga há mais de trinta anos com o propósito de colmatar uma lacuna nesta área. Desde finais da década de oitenta até agora, muito mudou. O festival cresceu, amadureceu e é hoje um dos mais respeitados no panorama nacional e internacional.

A Galeria do Paço, o Museu Nogueira da Silva, o gnration, a Galeria da Estação e o Mosteiro de Tibães são alguns dos espaços expositivos abertos até finais de outubro, com entrada gratuita. O Festival regressa também às cidades de Guimarães, Barcelos e Porto, ainda que a maioria dos trabalhos fiquem expostos na cidade natal dos Encontros da Imagem.

Simone de Almeida, da Direção Artística do Festival, afiança que os assuntos das alterações climáticas estão bem patentes nesta edição. Retratos tirados logo após cheias em várias partes do Mundo, por exemplo, podem ser vistos numa exposição ao ar livre patente na Avenida Central.

Uma das exposições que marcará a edição deste ano é da autoria de Ligia Poplawska, “que também aborda as alterações climáticas de uma forma muito bonito”, segundo Simone de Almeida. “Ela tem um conceito novo que se chama sostalgia, que é a nostalgia pelo ambiente, ou seja, nós estamos a perder o meio ambiente, nós estamos a perder as florestas, os nossos oceanos estão a ficar poluídos, e ela questiona, e se nós, enquanto animais, também começarmos a perder não só o nosso habitat, como fisicamente começarem a haver alterações?”, clarifica. 

“Os futuros culturais” através de questões de identidade também são abordados na edição deste ano dos Encontros da Imagem em que Carlos Barradas e Pauliana Valente Pimentel são os dois artistas da residência ‘Memórias de Braga’, uma das iniciativas paralelas dos EI que já conta mais de trinta anos também. 

O programa deste ano terá ainda conversas entre fotógrafos, a primeira a acontecer já na manhã de sábado, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 

RUM associa-se aos Encontros da Imagem com emissão especial ao início da tarde desta sexta-feira, no Largo do Paço


Entre as 14h00 e as 15h00,  a RUM dedica a sua emissão aos Encontros da Imagem para explorar o programa deste ano, conhecer trabalhos fotográficos e as suas mensagens e perceber a importância de um evento desta dimensão para quem se dedica à fotografia.

A história dos Encontros da Imagem também será recordada nesta emissão conduzida por Sara Pereira e Elsa Moura com vários convidados.

CONSULTAR PROGRAMA COMPLETO ENCONTROS DA IMAGEM

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv