Festim Rusgueiro junta folclore, teatro popular e música clássica na Praça

A Rusga de S. Vicente apresenta, no próximo sábado, no espaço exterior do Mercado Municipal, o 1.º Festim Rusgueiro. A iniciativa, promovida em parceria com a Junta de Freguesia, contará com dois grupos folclóricos e dois momentos de teatro popular.
“O nosso objetivo é elevar a promoção da cultural popular e colocar a etnografia do baixo Minho no estatuto que merece entrosando a dança e canto minhoto com outras manifestações culturais da área popular, como é o teatro”, afirmou José Pinto, presidente da Rusga. Além disso, “para atrair diferentes tipos de públicos, haverá um dueto com guitarra clássica e clarinete”.
Além da Rusga de S. Vicente, o evento contará com a participação do Rancho Folclórico de Barbeira, de Monção, e a Ronda Típica de Meadela, de Viana do Castelo. Os momentos de teatro popular estarão entregues a Fernando Pinheiro, com “Palestra Adverbial pelo professor Doutor ‘Espontâneo da Silva”, e José Gonçalves, com “Monólogo ‘Zé Pacóvio’”. O duo de clarinete e guitarra clássica será protagonizado por Eduardo Seabra e Artur Gil Godinho.
O Mercado Municipal será o pano de fundo do Festim, desde logo “pela centralidade”, mas também “para aliar os costumes e tradições à atividade do mercado”, que terá um horário de funcionamento alargado. Até às 17h00, no exterior, haverá uma feira de velharias, de artesanato e alguns dos vendedores da Praça.
“Estamos com uma expectativa positiva e acredito que será uma marca que vai ganhar consistência e se prolongará no tempo”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente, Daniel Pinto, apontando para a presença de “cerca de 200 a 300 pessoas”, tendo por base os últimos eventos realizados pela autarquia local no Mercado.
Ainda assim, José Pinto garante que “mais do que encher o Mercado, importa fazer a festa”.
O autarca considera fundamental incentivar este tipo de eventos para que “as pessoas conheçam as tradições e se renove o movimento associativo”. “A freguesia, nos últimos tempos, tem recebido um número alargado de estrangeiros e estes momentos são importantes para que também eles percebam as nossas raízes”, acrescentou.
Daniel Pinto considera que este cartaz “está ao nível do que melhor se faz no país”. “A Rusga tem sido um exemplo naquilo que de melhor se faz”, evidenciou.
O orçamento para esta primeira edição deverá ultrapassar os três mil euros, sendo que o evento conta com o apoio da Junta de Freguesia.
A 1.º edição do Festim Rusgueiro, promovido pela Rusga de S.vicente, decorre no próximo sábado, a partir das 21h30, no exterior do Mercado Municipal. Caso as condições meteorológicas não permitam, o espetáculo passa para o interior da Praça. A entrada é gratuita.
