“É um gosto ver a UMinho no topo e ver o trabalho valorizado”

Para a presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Margarida Isaías, ver a academia minhota no topo, com a nota de acesso mais elevada do país, “é algo muito positivo”. “É um trabalho que tem vindo a ser feito e é um gosto ver a UMinho no topo e ver esse trabalho valorizado por parte dos estudantes que escolheram a Universidade do Minho”, disse em entrevista à RUM.

Entraram na Universidade do Minho 2795 alunos, na primeira fase de acesso ao ensino superior. A academia minhota ocupa, assim, 97% das vagas disponíveis para o ano letivo 2023/2024.

O curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho é o que tem a nota de acesso mais elevada do país, em que o último aluno a entrar tinha média de 18,86 valores.

Para a representante dos estudantes minhotos, positivo é também o ingresso, na primeira fase, de quase 50 mil alunos nas universidades portuguesas. “Mostra a valorização do ensino superior”, apontou.

Margarida Isaías não esquece os problemas que estes novos alunos vão enfrentar, sobretudo no que toca ao alojamento e garante que a AAUMinho está pronta “para receber muitas preocupações, queixas e pedidos de ajuda por parte dos estudantes”, sendo “urgente encontrar soluções”.

A presidente da Associação Académica deixa uma mensagem de boas vindas aos novos alunos: “Sejam bem-vindos à vossa nova casa. Estamos ansiosos por vos receber, durante todo o mês teremos atividades culturais, sociais e recreativas e terão experiências e memórias que vão ficar para sempre”.

Arranca hoje a segunda fase de candidaturas, que se prolonga até ao dia 5 de setembro, sendo os resultados divulgados no dia 17. Para a segunda fase, a UMinho tem ainda 92 vagas disponíveis. A nível nacional são 5212.

As matrículas decorrem entre esta segunda e quarta-feira. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv