UMinho cria Laboratórios de Apoio para aumentar sucesso escolar dos novos alunos

A Universidade do Minho vai dar início aos Laboratórios de Apoio em Áreas Temáticas. A iniciativa, que vai arrancar na segunda semana de setembro, pretende auxiliar os novos alunos a ultrapassar os apelidados “cadeirões”, são eles: análise e calculo matemático, introdução à física, bioestatística e introdução à programação.

De acordo com o pró-reitor com a pasta dos Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, esta é uma experiência piloto em que os alunos terão liberdade para escolher e apresentar as suas dúvidas. Os horários disponíveis serão divulgados aos novos alunos, sendo que haverá flexibilidade para frequentar esta propostas quer de manhã quer ao final da tarde.


As sessões vão contar com o apoio de investigadores da UMinho que, apesar de não conhecerem os programas das unidades curriculares, têm conhecimentos profundos sobre as áreas e/ou temas em questão, logo conseguem explicar os assuntos e apontar os melhores caminhos.

Os Laboratórios de Apoio em Áreas Temáticas contam com financiamento do programa UMinho4You.

Recorde-se que a taxa de abandono na UMinho é de 10%. No caso das licenciaturas ronda os 6%, uma taxa que está a baixo da média nacional das universidades públicas. Nos cursos de segundo ciclo, os valores são “três vezes superiores”.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv