UMinho em projeto de 4,6ME para desenvolver solução gratuita de cibersegurança

Uma solução gratuita que pode dar resposta aos novos desafios de cibersegurança da Internet das Coisas. Este é o objetivo do projeto ´CROSSCON`, financiado em 4,6 milhões de euros pelo Horizonte Europa e apoiado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) através da rede PERIN, e que conta com a participação do Centro ALGORITMI, da Universidade do Minho, que pode captar até 577,2 mil euros.

O trabalho é liderado pela espanhola ATOS e envolve cinco PME de países como Espanha, Hungria, Eslovénia, Polónia e Suíça, além de academias alemãs.


Em entrevista ao UMinho I&D, o investigador principal e responsável pela equipa, Sandro Pinto, explica que a ideia passa por elaborar uma resposta “open source”, ou seja, de código aberto para que todos possam utilizar esta tecnologia sem restrições e que possa ser reutilizada em vários casos o chamado “one size fits all. “Não há muitas soluções deste género especialmente no contexto europeu. Faz parte da estratégia europeia dispor de tecnologias para ter valências e equipar as infraestruturas europeias nesse sentido”, avança. 

A UMinho lidera o pacote três deste projeto. Ao todo, o ´CROSSCON` conta com uma duração de 36 meses, mas, segundo o investigador, não será necessário esperar pelo fim da investigação para a sua entrada no mercado.

O investigador dá o exemplo de uma PME da Suíça que trabalha com drones no contexto agrícola. Com o CROSSCON conseguem “garantir que nenhuma pessoa mal-intencionada, ou hacker, controla o drone. Temos notícias todos os dias do que os drones conseguem fazer, infelizmente, no contexto da guerra, por isso, é extremamente necessário garantir que só aquela entidade que está devidamente autorizada pode aceder ao drone”.

A Internet das Coisas está presente numa variedade de soluções, como aplicações para smart cities, Indústria 4.0 e monitorização remota de serviços de saúde. No entanto, a tecnologia não está a salvo de ataques, seja os que visam os dispositivos ou a própria infraestrutura da rede. 


– PODE OUVIR A ENTREVISTA NA INTEGRA AQUI –

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv