Descarga ilegal de empresa privada volta a poluir rio Este

O rio Este, na zona de Celeirós, em Braga, foi alvo de mais uma descarga ilegal, na tarde deste domingo, com origem numa empresa privada instalada no Parque Industrial de Celeirós. O vereador do Ambiente, Altino Bessa, confirmou esta segunda-feira o sucedido, detalhando que quando confrontada com a situação, a administração da referida empresa, cujo nome não foi divulgado, manifestou “surpresa” pelo sucedido. A descarga resultou de ligações de águas residuais indevidamente ligadas à rede de águas pluviais. “De acordo com informação prestada pelo responsável da empresa esta irregularidade não era do seu conhecimento pelo que se prontificou a, rapidamente, proceder à retificação da ligação”, pode ler-se na nota publicada pelo vereador Altino Bessa.
Já esta segunda-feira de manhã, a equipa da Proteção Civil deslocou-se novamente ao local tendo confirmado que a ligação ficou devidamente corrigida.
A denúncia chegou à Divisão de Proteção Civil às 15h40 deste domingo, que enviou uma equipa da Secção de Operações e Proteção Ambiental da Proteção Civil ao local para verificação da origem da descarga.
“No local foi confirmada a descarga, que continuava a decorrer, tendo esta equipa diligenciado a inspeção às infraestruturas de águas pluviais do Parque Industrial de Celeirós, com a presença da SEPNA – GNR”, prossegue a mesma nota. Os trabalhos de verificação prolongaram-se por três horas, no interior da galeria de águas pluviais subterrânea do Parque Industrial, e às várias ligações existentes a esta galeria, resultando na descoberta da origem da referida descarga.
Caso se depare com descargas poluentes contacte a Proteção Civil Municipal, através do número 253 61 60 60 ou 969 064 237.
