UMinho acredita que Anfiteatro romano possa estar em Maximinos

Depois de vestígios junto à Sé de Braga e de um Fórum da Cidade Romana, Bracara Augusta continua a surpreender. De acordo com a arqueóloga e professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Fernanda Puga Magalhães, a equipa desconfia que, na freguesia de Maximinos, possa existir um Anfiteatro, mais concretamente, na Rua de Caires.

Em 2001, o professor Rui Morais, na época docente na Universidade do Minho, publicou na revista ´Forum`, edição número 30, um breve ensaio em que, através da fotografia aérea do local em questão, aponta para a existência de subestruturas que podem apontar para a existência do Anfiteatro Romano. Contudo, visto que esta se trata de uma zona de elevada densidade habitacional, não foi possível confirmar a premissa.

A zona da Rua de Caires é, por isso, na opinião da docente, de “extrema importância” e que deverá ser trabalhada no futuro.

Aos poucos os arqueólogos estão a conseguir entender a evolução da cidade desde o século VII. No entanto, neste momento o foco está na zona do Teatro Romano. 

Quanto ao trabalho na Rua Nossa Senhora do Leite não há desenvolvimentos, pois as mais de 20 amostras que foram recolhidas no local estiveram retidas na alfandega. “Tiveram de ir para Miami, pois é o nosso laboratório parceiro, e tivemos de justificar. Acredito que os resultados devem chegar na primeira semana de Agosto”, adianta. Quanto aos trabalhos no terreno terão início em setembro. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv