Programa CED efetuou 1.600 esterilizações de gatos de rua em Braga desde 2018

Estima-se que tenha permitido o controlo de cerca de 3.600 ninhadas e evitado o nascimento de 18 mil animais.

Em cinco anos foram esterilizados 1.600 gatos de rua no concelho de Braga, no âmbito do programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver). A iniciativa, desenvolvida pela Câmara Municipal, em parceria com quatro associações, voltou a ser renovada, esta segunda-feira, com um acréscimo de 9 mil euros em 2023.


Ao abrigo do projeto, que visa o controlo da reprodução e da população de felídeos errantes, o município esterilizou 1.200 fêmeas e 400 machos, no total, 247 e 90 até junho deste ano, respetivamente. Estima-se que tenha permitido o controlo de cerca de 3.600 ninhadas e evitado o nascimento de 18 mil animais.

Os protocolos, agora assinados com a Abandoned Pets, APPANIBRAG, Bragatos e Abrigos da Luna, totalizam um apoio às associações no valor de 39 mil euros, sendo 35 mil destinados às esterilizações e 4 mil para aquisição de materiais de apoio à captura e transporte.

Para o vereador da Política Animal, Altino Bessa, o desenvolvimento do Programa CED “só tem sido possível graças a um sistema de gestão eficaz e ao apoio das associações locais e dos seus cuidadores, responsáveis por diariamente assegurarem a alimentação dos felídeos e monitorizarem o estado das colónias´.

O pelouro foi criado em 2017, uma opção política “relativamente pioneira no contexto nacional”, de acordo com o presidente da Câmara. Ricardo Rio destaca a importância deste tipo de iniciativas para “melhorar as condições de saúde animal e reforçar a saúde pública”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv