Comentadores do Praça do Município fazem balanço do ano político em Braga 

Para os comentadores do Praça do Município, António Lima e Jorge Cruz, Ricardo Rio vai terminar o seu último mandato como presidente da Câmara sem deixar obra feita em Braga.

João Granja discorda e diz que o autarca brilhou em algumas áreas e salienta o prestígio para a cidade com a eleição de Rio como presidente do Global Parliament of Mayors.

O balanço do ano político foi o tema central do último programa da 16.ª temporada.

“A nomeação de Braga como Capital Portuguesa da Cultura foi uma ‘vitória de Pirro’, depois do desaire da candidatura a Capital Europeia”, começou por dizer António Lima, que antevê “uma campanha eleitoral mais aguerrida”, depois das “cenas chocantes na Assembleia Municipal”.

Lima diz que não sabe quando vão acabar as obras na Francisco Sanches, mas está certo de que “vai ser um fiasco”. Além disso, o comentador diz que “a Fábrica Confiança é a grande pedra do sapato deste presidente”. “Teve toda a possibilidade de brilhar, de deixar obra, mas não fez nada”, criticou António Lima.

Jorge Cruz admite que “a Estratégia Cultural 2030 é um dos aspetos positivos e uma das poucas promessas que Ricardo Rio tem cumprido”. “Um dos aspetos positivos são também as festas e festinhas”, acrescentou.

O comentador político lamenta que “à semelhança do que fizeram com outras coisas, não fique réstia de qualquer coisa que vem da gestão socialista”.

“Ricardo Rio vai sair da Câmara de Braga sem ter uma obra em que se diga: fez isto”, reforçou.

Cruz criticou ainda o facto de, na área da Cultura, “não se faça uma única iniciativa com o pessoal da casa”. Ainda assim, as críticas do comentador chegam também para os partidos da oposição, que poderá “não ser a melhor”, mas também “não têm sido dadas as condições”.

Uma visão completamente diferente tem João Granja, que aponta os aspetos positivos da gestão da coligação Juntos por Braga este ano. “A Capital Nacional da Cultura 2025 é uma grande notícia para Braga e é, também, um prémio para quem tem estado a desenvolver a Estratégia Cultural 2030, que vale por si”, evidenciou. Ainda na área cultural, o comentador elogiou também “o crescimento físico do Theatro Circo, que vai conferir condições para continuar a desenvolver ainda melhor as suas funções”.


“Braga é o município com mais licenciamentos do país em termos absolutos. Devo dizer também que a Estratégia Local de Habitação está em bom ritmo”, acrescentou Granja. Na sua opinião, Ricardo Rio “brilhou, por exemplo, na renovação da frota dos transportes urbanos”. “Por vezes, desvaloriza-se e brinca-se com a questão das participações internacionais da Câmara de Braga, mas eu julgo que esta última eleição de Ricardo Rio para Mayor dos Mayors é importante para Braga e para Portugal”, disse ainda.

Vai hoje para o ar, depois das 20h00, o último programa de debate político da RUM da 16.ª temporada. O Praça do Município regressa em setembro.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Terra Pura
NO AR Terra Pura A seguir: Mil às 18:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv