“É tempo de transformar Braga no principal polo de desenvolvimento industrial do país”

O presidente da Associação Empresarial de Braga (AEB) quer “transformar a região no principal polo de desenvolvimento industrial do país”. A intenção foi vincada, esta quarta-feira, durante a Gala dos 160 anos de atividade da AEB. Foi também na cerimónia que a associação bracarense foi formalmente reconhecida como Câmara de Comércio e Indústria para o distrito de Braga.


Para Daniel Vilaça trata-se de um “justo e merecido reconhecimento que permitirá reforçar os serviços de apoio às empresas em processos de internacionalização”. “É um marco histórico e um grande desafio. Para enfrentarmos com sucesso, vamos delinear e abraçar um novo rumo, com a certeza de que acrescentaremos valor ao grande ativo que é a AEB ao serviço das empresas, da nossa economia, da nossa região e do nosso país”, afirmou.

Com o novo estatuto, a AEB compromete-se a “continuar a defender a atividade empresarial e a iniciativa privada, garantindo que as mesmas são os pilares fundamentais de uma economia mais desenvolvida e sustentável”.


Daniel Vilaça acredita que “é tempo de assumir o desígnio de transformar a região no principal polo de desenvolvimento industrial do país”. “Com o apoio do Governo e dos autarcas da nossa região, entendemos que é possível melhorar as condições de mobilidade, de acolhimento empresarial e de criação de habitação para que a nossa região possa ser, a curto prazo, o maior polo industrial de Portugal”, reforçou, acrescentando que, “alcançando esse objetivo nas próximas décadasBraga poderá vir a ser a segunda cidade maior de Portugal”.

 

Durante a sua intervenção, Daniel Vilaça salientou também o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e assumiu a intenção de tornar a AEB na associação empresarial “mais representativa e agregadora de Portugal”.

“Quanto mais representativa e alargada for a nossa base associativa, maior será a nossa capacidade de defender eficazmente os interesses da comunidade que representamos. Porque, quantas mais vozes juntarmos e federarmos na AEB, maior será a capacidade de influência e de intervenção para que juntos possamos construir um futuro melhor”, apontou, complementando que a AEB “é e continuará a ser a voz de todos os empresários da região”.

“AEB tem sido uma parceira recorrente de todas as iniciativas dirigidas para a dinamização económica do nosso território”, Ricardo Rio

Por sua vez, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, enalteceu a relação de colaboração entre a Associação Empresarial de Braga e a autarquia que, no seu entender, “tem sido uma parceira recorrente de todas as iniciativas dirigidas para a dinamização económica do nosso território, transversal a todas as áreas de cobertura originalmente da Associação Comercial de Braga e hoje também da Associação Empresarial”. 


“Na promoção turística, e é como muita satisfação que nós hoje olhamos para este passado recente e vemos as muitas conquistas que temos tido e os muitos êxitos que, do ponto de vista desse trabalho conjunto, conseguimos obter em termos de reforço, da visibilidade, da atratividade, turística do nosso concelho que é hoje um dos grandes motores do crescimento turístico do país, daquilo que foi a capacidade de restruturação e revitalização da atratividade comercial, nomeadamente na malha urbana do concelho”, sublinhou.

O edil elogiou ainda a “resistência e a capacidade de superação” demonstrada pela AEB ao longo dos anos.

Reconhecimento da AEB como Câmara de Comércio e Indústria representa um “passo em frente”

Já Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, destacou o reconhecimento da AEB como Câmara de Comércio e Indústria para o distrito de Braga que, no seu entender, representa um “passo em frente para a AEB, que decorre da sua abrangência territorial, da expressão de peso económico e social que a associação assume e merece pelos serviços que presta à comunidade e às empresas”.


Na sua intervenção, salientou ainda o “notável currículo e a história de sucessos e grandes conquistas” da associação

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv