Festival ESTEOESTE é a novidade da programação do Ares de Verão

O festival EsteOeste é a grande novidade da programação do Ares de Verão, que decorre em julho e agosto, em Braga. Com um investimento de 250 mil euros, a iniciativa apresenta mais de 30 concertos de música, 12 espetáculos de teatro, 35 atuações de música popular, DJ’s e animação de rua, que se dispersam pelo centro Histórico, Praça Municipal, Parque da Ponte, Pópulo, Avenida Central e Largo Barão de S. Martinho.

O Mimarte divide-se pela Praça Municipal e Museu dos Biscainhos, de 2 a 9 de julho, o Nova Arcada Braga Blues, decorrerá em alguns bares da cidade e, de 13 a 15 de julho, no Pópulo. Segue-se o Festival Internacional de Folclore, na Praça Municipal, a 28, 29 e 30 de julho, já o Parque da Ponte será palco do Tardes de Domingo, a 6, 13, 20, 27 de agosto e 3 de setembro. O Sons do Noroeste regressa à Praça Municipal, de 3 a 5 de agosto, e o ESTEOESTE vai decorrer no Parque da Ponte, a 11, 12 e 13 de agosto.

Ricardo Rio, que tutela a pasta da Cultura, destaca, além da quantidade, a qualidade dos grupos envolvidos, que são já “conceituados e reconhecidos nacional e internacionalmente”. “É o verdadeiro conceito da cidade-palco. Queremos levar as dinâmicas culturais ao coração da cidade, à Praça do Município, ao Parque da Ponte, passando pelos cafés e esplanadas”, afirmou o autarca.


Para o presidente da Câmara de Braga, “os ‘Ares de Verão’ são um conjunto vastíssimo de projetos, alguns deles já históricos da Cidade de Braga, como o Mimarte e o Festival Internacional de Folclore, outros mais recentes, como é o caso dos Sons do Noroeste, que vêm desde a Capital da Cultura do Eixo Atlântico”. “Outros são uma extensão de um projeto de grande sucesso que foi trazer os blues para a primeira linha da dinâmica cultural de Braga e outros ainda que este ano surgem rebatizados, como é o caso do Festival de Música ESTEOESTE, que é um espaço de afirmação para os músicos bracarenses”, acrescentou.

Que iniciativas?

O Festival de Teatro de Braga – Mimarte – decorrerá de 2 a 9 de julho, na Praça Municipal e no Museu dos Biscainhos. A edição deste ano traz-nos seis espetáculos nacionais e dois internacionais, através das companhias Marie de Jongh de França e Ponten Pie de Espanha. A acessibilidade e inclusão são uma aposta com quatro espetáculos com Língua Gestual Portuguesa. Da comédia ao género biográfico, passando pelo cruzamento com outras disciplinas artísticas, este festival conta ainda com o espetáculo “Ondeando” para os mais

novos, no Museu dos Biscainhos. 

De 4 de julho a 25 de agosto, o Verão no Parque apresenta, no Parque da Ponte, teatro para a infância e jogos. No Anfiteatro Natural decorrem performances de teatro infantil, na Ludoteca da Estufa será possível experimentar os jogos de tabuleiro temáticos.


O Nova Arcada Braga Blues vai ser divido duas edições, uma de verão e outra de outono. John Wolf faz as honras e atua, a 7 de julgo, no Pelle, pelas 22h30. Destaque ainda para Silver Coast Blues Band que atua a 8 de julho no Café Concerto RUM by Mavy, a 10 de julho é a vez de Dixie Boys no Cafá Vianna, e Fast Eddie Nelson atua no dia seguinte no Chave de Ouro. No dia 12, há Jam Sessions no Boca Maldita. 


Cinelli Brothers, do Reino Unido, atuam no dia 13 de julho, às 21h30 no Largo do Pópulo. No dia seguinte, é a vez de Pugsley Buzzard e Tommy Boy, no mesmo local e à mesma hora. A 15 de julho, o destaque vai para Budda Power Blues Collective e ainda Rockin’Gina e The Sentinels. 

De 28 a 30 de julho, a Praça Municipal acolhe vários grupos folclóricos, no Festival Internacional de Folclore, onde vão participar grupos do Taiti, Sérvia, Taiwan, Venezuela, África do Sul, Martinica, Alemanha, Filipinas, Bolívia, Espanha e Portugal.


Ainda no folclore, as Tardes de Domingo regressam ao Parque da Ponte, a 6, 13, 20, 27, de agosto e 3 de setembro. A iniciativa conta com diferentes grupos folclóricos do concelho de Braga.

Em agosto, serão os Sons do Noroeste a tomar conta da Praça Municipal, a 3,4 e 5. O festival de música do noroeste peninsular, começou aquando da Braga Capital da Cultura do Eixo Atlântico (2021) e, este ano, volta a trazer à cidade minhota a música do Norte de Portugal e da Galiza, sob pontos de vista e abordagens novas e contemporâneas.


A aposta é feita em grupos e músicos dos dois lados da fronteira, que se têm evidenciado num trabalho de excelência em torno da Música de Raiz com influências evidentes do Folk, do Jazz e da World Music

Daniel Pereira Cristo, programador do Sons do Noroeste, destaca a Orquestra de Jazz do Douro, que atua às 22h00 do primeiro dia do festival. A atriz bracarense Catarina Carvalho Gomes estará em destaque no segundo dia do Sons do Noroeste e o pianista da Galiza Abe Rabade será o centro das atenções do último dia. 

A primeira edição do novo festival de música – ESTEOESTE – destaca-se como uma plataforma para as bandas e artistas naturais ou residentes em Braga. O cartaz deste festival é uma celebração da diversidade musical bracarense, com nomes como Serge Fritz, MUTU, Ocenpsiea, Frank Lucas, Cálculo, StereoAcid, Amijas, Pé Roto e Travo. Além dos concertos, o ESTEOESTE oferecerá DJ sets de Bazuuca Sound System, KIZAKA e GIG Sound System. O festival também apresentará um street

market com curadoria do coletivo Mooca Fixe.

Que espetáculos?

 1 de julho, Praça Municipal

21h30, Concerto “Orquestra na Praça ” pela Orquestra Filarmónica de Braga

 9 de julho, Praça Municipal

21h30, Concerto pelo Triu Pagu

 6 de agosto, Avenida Central

21h30, Animação de Rua Percussão Ida de Volta

 12 de agosto, Avenida Central

21h45, Gala de Fado

 19 de agosto, Avenida Central

18h00, Tuna Universitária do Minho

 19 de agosto, Centro Histórico

21h30, Animação Batalá

 26 de agosto, Centro Histórico

11h00, Banda de Cabreiros

 26 de agosto, Largo Barão S. Martinho

18h00, Tun´ao Minho

 27 de agosto, Centro Histórico

19h00, Bomboémia 

Saiba mais aqui.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv