Nova rede de transportes do Ave adjudicada por 76 milhões de euros

A Mobi.Ave, a nova rede de transporte público de passageiros intermunicipal, que envolve Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, foi adjudicada à Transdev por 76 milhões de euros. Os valores foram divulgados pelo presidente da câmara famalicense, após a reunião de executivo realizada esta quinta-feira.
O serviço, que começa a operar em 2024 e é válido para os próximos sete anos, custa 56 milhões aos cofres da autarquia, já que vai beneficiar de grande parte do percurso, com 89 linhas e cerca de 120 autocarros. Mário Passos adianta que “os veículos, na sua grande maioria, serão novos, inclusivos e com condições de excelência, para que sejam atrativos”. “Queremos que toda a gente possa usar os transportes públicos”, assinala.
A Transdev já opera dentro do concelho desde 2022. O presidente da Câmara Municipal não esconde que tem havido falhas no cumprimento do acordo por parte da empresa, sobretudo devido à falta de motoristas, além da necessidade de renovar a frota.
No entanto, considera que o cenário tem “evoluído”, adiantando que recentemente chegaram quatro autocarros novos e, no próximo mês, está prevista a vinda de mais 15. A expetativa é que, no concelho, “todas as linhas estejam em funcionamento a partir de 3 de julho”.
