Funcionários da VITRUS celebram Dia Mundial do Dador de Sangue com dádivas

No Dia Mundial do Dador de Sangue, os funcionários da empresa municipal vimaranense 𝗩𝗜𝗧𝗥𝗨𝗦 𝗔𝗠𝗕𝗜𝗘𝗡𝗧𝗘 estão a dar parte de si a quem mais precisa.
As dádivas de sangue estão a decorrer nas instalações de Polvoreira e são esperadas, até às 17h00, cerca de 100 pessoas. Até às 10h00 já tinham sido registadas mais de três dezenas de dádivas. A iniciativa resulta de uma parceria com a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães e a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue.
O presidente da VITRUS, Sérgio Castro Rocha, diz que “esta iniciativa resulta da responsabilidade social que a empresa assume em várias vertentes”.
Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), as reservas de sangue estão estáveis, mas continuam a não ser suficientes. O IPST diz que as necessidades em sangue aumentaram no período pós-pandémicos e continuam a ser necessárias mais dádivas e mais dadores. Neste momento, são necessárias 1100 unidades de sangue e componentes sanguíneos diariamente nos hospitais portugueses, sendo necessárias dádivas regulares e continuadas ao longo do tempo.
As plaquetas têm uma validade de cinco a sete dias e os copos vermelhos de 42 dias.Os homens só podem dar sangue de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro.
Em Portugal, há 28 hospitais a colher sangue.
