“Há ainda muito por fazer” relativamente aos cuidadores informais

A Associação de Cuidadores, Familiares e Amigos de Braga afirma que há muito por fazer no que diz respeito à valorização dos cuidadores informais. A nova direção tomou posse, esta segunda-feira, no auditório da Escola Secundária Alberto Sampaio.Daniela Oliveira é a nova presidente da direção, na liderança da Assembleia Geral está agora Firmino Marques e no Conselho Fiscal fica Bruno Machado.
Criada a 14 de setembro de 2018, a Associação “nasceu por iniciativa de um grupo de amigos e voluntários, bastante conhecedores das dificuldades dos cuidadores”. “Na altura o estatuto do cuidador ainda era pouco divulgado, não se sabia bem o que era e então começámos a trabalhar no projeto”, revelou à RUM o tesoureiro José Luís Carriço.
O objetivo da Associação continuar a ser “apoiar e orientar os cuidadores informais e as suas famílias”.
Entretanto, diz o dirigente, a atenção que se dedica aos cuidadores informais “mudou muito”, mas, reconhece, “há ainda muito por fazer”.
“Os projetos futuros assentam, essencialmente, na valorização e capacitação do cuidador. Procuramos ter uma equipa para compensar as pausas, para que a pessoa cuidadora possa respirar”, apontou José Luís Carriço.
Outro dos objetivos da Associação de Cuidadores, Familiares e Amigos de Braga passa por contabilizar as pessoas nesta situação e a situação em que se encontram.
A nova direção pretende ainda “fazer formações e workshops no sentido de informar, porque o desconhecimento é muito grande”. Para o quadriénio 2023 -2027, esta equipa propõe-se desenvolver o Projeto “Dignificar a Arte de Cuidar”, que tem como objetivo melhorar condições dos cuidadores, desenvolver redes de cooperação e estratégias conjuntas de intervenção.
Recorde-se que, recentemente, a Câmara Municipal de Braga lançou um programa de capacitação para cuidadores informais, com o objetivo de promover a capacitação informal para o ato de cuidar, através do conhecimento da doença, aquisição de capacidades e competências para a prestação de cuidados de saúde e diversas tipologias de apoio, nomeadamente psicológico.
